Investigador do INESC TEC premiado em competição internacional
Fabien Gouyon, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, foi premiado no âmbito da competição internacional “Reproducibility in Audio and Music Research”, promovida pelo serviço SoundSoftware.ac.uk. Os resultados foram divulgados a 26 de junho.
03 agosto 2013
O investigador foi premiado na categoria de "Journal submission", na sequência da submissão do artigo “Comments on ‘Automatic Classification of Musical Genres Using Inter-Genre Similarity’”, em co-autoria com Bob Sturm, docente na Universidade de Aalborg em Copenhaga, na Dinamarca. O artigo dos dois autores aborda as limitações de trabalhos anteriores na área da classificação automática de géneros musicais. De acordo com os revisores, o trabalho “representa uma forte contribuição para a área”, tendo os investigadores conseguido demonstrar “a reprodutibilidade dos dados apresentados no artigo”.
O objetivo desta competição é promover o desenvolvimento de software sustentável e reutilizável na área de investigação áudio e musical. O serviço SoundSoftware.ac.uk (Sustainable Software for Audio and Music Research) está sedeado na Queen Mary University em Londres e pretende fornecer recursos, tutoriais e workshops a toda a comunidade que desenvolve investigação nesta área.
Fabien Gouyon, investigador sénior de nacionalidade francesa, integra a UTM desde 2007 e foi o fundador, em conjunto com Carlos Guedes da mesma Unidade, do grupo SMC – Sound and Music Computing. Este grupo desenvolve investigação nas áreas de processamento de sinal, reconhecimento de padrões e interação homem-máquina no sentido de permitir que os computadores consigam melhor perceber, modelar e gerar sons e música. Palco 3.0, Kinetic e GimmeDaBlues (este último vencedor do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011) são apenas alguns dos projetos de relevo desenvolvidos pelo grupo. Mais recentemente, destacam-se o projeto RobotDancee o programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.
De realçar que em 2009 Fabien Gouyon ficou responsável pela organização da Conferência SMC – Sound and Music Computing (Computação Musical e Sonora), um fórum privilegiado para a promoção da troca de ideias e experiências nesta área interdisciplinar que combina metodologias científicas, tecnológicas e artísticas para compreender, modelar e gerar som e música através de abordagens computacionais. Esta conferência foi um marco importante já que foi a primeira vez que esta conferência internacional veio a Portugal, tendo colocado o INESC TEC rota internacional da investigação nesta área. Outro evento de destaque foi a 13.ª edição da International Society for Music Information Retrieval Conference (ISMIR 2012), também organizada pelo investigador, e que se afirma como um fórum a nível mundial sobre a investigação de processamento, pesquisa, organização e acesso de dados relacionados com música.
BIP de julho 2013