Investigador INESC TEC é orador convidado em instituto japonês
João Pedro Pedroso, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), apresentou o “27th Statistical Machine Learning Seminar”, no dia 3 de dezembro, no Institute of Statistical Mathematics, em Tóquio.
18 dezembro 2015
Esta participação surgiu a partir de um projeto liderado pelo INESC TEC que terminou em 2014 – KEP “New models for enhancing the kidney transplantation process”. A presença do investigador do CEGI, em Tóquio, veio reforçar o papel do INESC TEC no estudo de transplantes cruzados de rins.
O projeto KEP nasceu da identificação de um problema, como explica João Pedro Pedroso – “um problema que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo é a insuficiência renal crónica. O tratamento mais habitual é a diálise, mas a alternativa, o transplante renal, melhora significativamente a qualidade de vida do paciente. Quando o paciente e o seu potencial dador são fisiologicamente incompatíveis, o par paciente-dador pode juntar-se a um conjunto de pares na mesma situação com o objetivo de encontrar uma possível troca. Surge aí um problema de otimização: quais os pares a selecionar para que se realize o maior número possível de transplantes?”
Um dos pontos analisados no KEP foi o de se maximizar a esperança (em termos matemáticos) para o número de transplantes. As lacunas e obstáculos encontrados durante este estudo, tal como dificuldades de modelação matemática ou no encontro de métodos computacionais eficazes, levaram à escolha deste tema como tópico de investigação durante o mês de dezembro de 2015 no Institute of Statistical Mathematics, em Tóquio.
“O Institute of Statistical Mathematics é um centro de investigação nacional do Japão e um alicerce de investigação único no país onde são feitos estudos relacionados com a teoria de aplicação de estatística e de ‘data science’”, finaliza João Pedro Pedroso.
O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FCUP.
INESC TEC, dezembro de 2015