Investigadora INESC TEC vence Best Student Paper Award na Estónia
Yulia Karimova, investigadora do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, foi a vencedora do prémio “Best Student Paper”, entregue no âmbito da 11th International Conference on Metadata and Semantics Research (MTSR).
27 dezembro 2017
Intitulado “Promoting Semantic Annotation of Research Data by their Creators: a use case with B2NOTE at the end of the RDM workflow”, este trabalho teve como co-autores João Aguiar Castro, João Rocha da Silva, Nelson Pereira e Cristina Ribeiro, também do CSIG. Trata-se de um trabalho de aplicação de métodos e ferramentas que estão a ser desenvolvidos no projeto TAIL do INESC TEC, nomeadamente a plataforma Dendro e da sua ligação a serviços da infraestrutura europeia EUDAT, nomeadamente o B2SHARE e o B2Note.
A MTSR é um evento anual, internacional e multidisciplinar, que reúne académicos, investigadores e profissionais nas áreas de metadados, ontologias e investigação semântica, dando a oportunidade aos participantes de partilhar conhecimentos e novas abordagens na implementação destas tecnologias em diferentes tipos de ambientes e de domínios de aplicação. Na MTSR são discutidas soluções em áreas como os repositórios de acesso aberto, as bibliotecas digitais, a recuperação de informação e a e-science, com aplicações em domínios como a agricultura, a alimentação e o ambiente, a bio-saúde e os sistemas de informação médica.
O “Best Student Paper Award” é um dos prémios atribuídos neste evento e reconhece o valor para a conferência de um trabalho original, com mérito científico e cujo autor principal é estudante.
A conferência decorreu entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro em Tallinn, na Estónia.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.