Investigadores da UTM com publicações em revistas internacionais
Investigadores da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, publicaram recentemente artigos em revistas internacionais nas áreas da saúde e multimédia.
28 fevereiro 2012
Os artigos mais recentes publicados pelos investigadores da UTM são os seguintes:
- "INbreast: Towards a Full Field Digital Mammographic Database”, da autoria de Inês Moreira, Igor Amaral, Inês Campos Domingues, António Cardoso, Maria João Cardoso e Jaime Cardoso, publicado na revista Academic Radiology, edição de fevereiro de 2012. Neste artigo os autores demonstram a criação de uma inovadora base de dados – INbreast – constituída por mamografias digitais de campo integral, por oposição às mamografias convencionais, e que pode ser usada em trabalhos futuros relacionados com a deteção do cancro da mama.
- “Multi-view codec with low-complexity encoding for Distributed Video Coding”, da autoria de Lucian Ciobanu e Luís Corte Real, publicado na revista Multimedia Tools and Applications, edição de janeiro de 2012. O artigo apresenta uma forma inovadora de codificação de vídeo para ambientes de videovigilância com múltiplas câmaras. Estas movem-se de forma livre para permitir uma monitorização flexível do ambiente a partir de diversas perspetivas. Este trabalho propõe uma alternativa à codificação convencional de vídeo explorando a correlação entre várias fontes de vídeo (por exemplo, sobreposição entre vistas em tempo real ou nas memórias visuais passadas de cada câmara), com o objetivo de reduzir os fluxos de vídeo na rede e, ao mesmo tempo, aumentar a autonomia das câmaras móveis.
- “Run-time Generation of Partial FPGA Configurations”, da autoria de Miguel L. Silva e João Canas Ferreira, publicado no Journal of Systems Architecture, edição de janeiro de 2012. De acordo com os autores, uma promissora via para melhorar o desempenho de sistemas embarcados autónomos (baseados em FPGA - Matrizes de portas de campo programáveis) consiste em adaptar o seu hardware às alterações do ambiente de trabalho e das necessidades de computação associadas. Este artigo apresenta um método que permite gerar novas configurações de hardware diretamente no próprio sistema embarcado, com vista a permitir que este altere autonomamente a sua infraestrutura de hardware.
UTM/INESC TEC