Investigadores INESC TEC em estágios além-fronteiras
Dois investigadores da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), Inês Domingues e João Oliveira, realizaram estágios além-fronteiras, respetivamente no Brasil e no Japão. As oportunidades de estágio surgiram no âmbito dos trabalhos de doutoramento dos investigadores.
30 abril 2012
Inês Domingues iniciou recentemente no Brasil um estágio que terá a duração de três meses no Laboratório de Ultrassom (LUS) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigadora está a realizar doutoramento na área de ferramentas de auxílio à deteção do cancro da mama, utilizando informação conjunta de mamografias e ultrassom. Até agora Inês Domingues estava unicamente a trabalhar com a componente de mamografia, mas o enfoque do seu estágio no Brasil será o ultrassom. A investigadora é orientada por Jaime Cardoso, também da UTM, com supervisão no Brasil de Wagner Pereira.
Foi ao Honda Research Institute em Tóquio, no Japão, que João Oliveira regressou para realizar um estágio dois meses. De recordar que o investigador já havia estagiado no instituto no ano de 2011. Esta oportunidade surgiu no seguimento do seu trabalho de doutoramento em Engenharia Informática. Atualmente a trabalhar em robótica musical, com co-orientação de Fabien Gouyon da UTM e de Luís Paulo Reis da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (LIAAC/FEUP), o investigador teve oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre audição robótica e implementar um sistema de dança robótico interativo capaz de simultaneamente reagir a estímulos musicais e comunicar verbalmente com um humano.