Investigadores INESC TEC premiados em conferência StudECE
Cristina Oliveira e André Fernandes, investigadores da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), foram os grandes vencedores da conferência StudECE2012 (1st PhD Students Conference in Electrical and Computer Engineering), que decorreu nos dias 28 e 29 de junho.
30 julho 2012
Cristina Oliveira arrecadou o ‘PhD Scientific Excellence Award’ (Prémio de Excelência Científica para melhor aluno de Doutoramento) pela sua apresentação intitulada “Wireless Stent-Graft Endoleakage Monitor”, que contou ainda com a autoria de Nuno Almeida e José Machado da Silva, ambos da UTM. Por sua vez, André Fernandes levou para casa o ‘MSc Scientific Excellence Award’ (Prémio de Excelência Científica para melhor aluno de Mestrado), com a apresentação do poster intitulado “Online Topology Free Gaussian HMM Parameter Estimation based on Clustering”, com o apoio de Simon Malinowski e Ricardo Morla, também da UTM.
José Carlos Príncipe, Presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC e professor na Universidade da Florida (EUA), e Eduardo Camacho da Universidade de Sevilha, foram os oradores convidados nesta conferência. O programa incluiu ainda com uma sessão de debate intitulada “Highly qualified Human Resources to stimulate the internationalization of companies”, que contou com José Manuel Mendonça (presidente do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC), Alberto Barbosa (EFACEC), Aurélio Blanquet (EDP – Energias de Portugal) e Alan Kardec (Associação Nacional do Petróleo do Brasil).
O evento, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com o apoio do INESC TEC, contou com cerca de 110 participantes de diferentes instituições, entre as quais se encontram, para além do INESC TEC, a FEUP, o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o Instituto de Telecomunicações (IT), o Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), a Carnegie Mellon University (CMU), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Federal do Pará, ambas do Brasil, e a Universidade de Vigo, Espanha. O programa da StudECE2012 incluiu ainda 20 apresentações orais e 37 apresentações de posters.
Esta conferência tinha como público-alvo alunos de mestrado e doutoramento com atividades no domínio da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. O objetivo era colmatar o facto de não existir até agora, a nível mundial, um evento que reunisse alunos de doutoramento e investigadores e que promovesse a colaboração e discussão dos trabalhos em que estão envolvidos, muitas vezes de elevada qualidade científica e com potencial industrial.
De acordo com a organização, o balanço foi muito positivo, tendo o evento afirmado a imagem da Universidade do Porto no panorama nacional e internacional. De recordar que a comissão organizadora contou ainda com três colaboradores do INESC TEC – Bruno Ferreira (ROBIS), Clara Gouveia (USE) e Hélder Oliveira (UTM) –, todos estudantes de doutoramento.