Maior evento de estudantes e jovens profissionais com colaboração do INESC TEC
De 25 a 29 de julho tem lugar o IEEE Student and Young Professionals Congress 2018 (IEEE SYP Congress 2018), o maior evento para estudantes e jovens profissionais para a Região 8 do IEEE (Europa, Africa, Médio Oriente), que decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
08 agosto 2018
Organizado pela secção nacional do IEEE, em parceria com o grupo local do Porto, o evento contou com a colaboração do INESC TEC, numa parceria com o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), enquadrada pelos projetos ScalABLE e FASTEN.
Rafael Arrais, colaborador do CRIIS, foi responsável por um workshop de robótica colaborativa, com uma demonstração real, designado “Collaborative Robotics: Interactive Augmented Reality System for Assembly Operations”.
IEEE SYP IEEE SYP
O programa contou também com uma visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, apresentado por João Ramos, do Centro de Sistemas de Energia (CPES).
O INESC TEC marcou ainda presença na feira de emprego, que decorreu no dia 26 de julho, na qual as instituições tiveram oportunidade de se dar a conhecer e atrair os estudantes e jovens profissionais presentes no evento. Pela parte do INESC TEC, Carlos Costa, Luís Carlos Santos, Tiago Pinto e Paulo Rebelo ficaram responsáveis por demonstrar aos participantes alguns dos robôs móveis do CRIIS.
O IEEE SYP 2018 é composto por séries de workshops paralelos e várias palestras, bem como momentos de convívio e programas sociais. Esta edição contou com cerca de 500 participantes, provenientes de mais de 40 países.
Desde 1998 que, a cada dois anos, se reúnem estudantes, jovens profissionais, representantes de empresas e académicos, com o objetivo de fomentar o interesse pelas áreas de engenharia, através de diferentes atividades tanto técnicas como culturais. Possibilita igualmente uma oportunidade para desenvolver uma rede de contactos especializada, bem como ter acesso a informação sobre projetos e ofertas de emprego.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.