Manuel de Barros jubilado
Manuel António de Barros, professor catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e investigador do INESC Porto desde o início dos anos 80, proferiu no dia 8 de Abril a sua última lição no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.
26 abril 2009
Além desta aula simbólica, o acto de jubilação incluiu uma sessão de homenagem que contou com a presença de ilustres representantes académicos: Marques dos Santos (reitor da U.Porto), Baltazar Castro (presidente do Conselho Directivo da FCUP), Falcão Moreira (presidente do Conselho Científico da FCUP), e João Lopes dos Santos (presidente do Departamento de Física da FCUP).
A esta cerimónia, que encheu por completo o Salão Nobre da Reitoria, tantos foram os colegas, ex-alunos e amigos que quiseram prestar esta última homenagem a Manuel Barros, seguiu-se um jantar de homenagem nas Caves Taylor, em Vila Nova de Gaia.
A Direcção do INESC Porto associou-se a esta celebração da aposentação honrosa de Manuel Barros e manifestou uma profunda gratidão pela contribuição do professor para a criação da realidade INESC no Porto, nomeadamente nos seus tempos difíceis dos anos 80, tendo desde sempre partilhado com todos o seu conhecimento, diplomacia e perseverança.
CV Manuel Barros
O professor agora jubilado é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela U.Porto (1962) e doutorado pelo University College London (1972) onde trabalhou em Moduladores Electro-ópticos, para obtenção do grau de Doutor. Após o regresso, colaborou no lançamento de uma linha de trabalho em Comunicações Ópticas, que esteve posteriormente na origem do SIFO (Sistemas Integrados em Fibra Óptica), projecto emblemático do INESC Porto.
Entrou para Assistente da Faculdade de Ciências do Porto em 1963, onde é, desde Dezembro de 1979, professor catedrático, no grupo de Física. Foi ainda presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências (no ano de 1987) e gestor do Grupo de Física em 1991. É investigador do INESC Porto desde 1981 e director do Instituto Geofísico da Universidade do Porto desde 2000.
BIP, Abril de 2009