Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

MitMyNid cria serviço de booking para mercadorias

O Bizcargo é uma plataforma online de booking para o transporte de mercadorias que pretende facilitar empresas e particulares no envio de mercadorias para vários destinos.

25 outubro 2017

Criada pela startup portuguesa MitMyNid, o serviço Bizcargo disponibiliza vários operadores de transporte e logística, mediante a necessidade do cliente, e permite o acompanhamento da mercadoria ao longo do trajeto.

Os serviços desta plataforma são gratuitos para todas as empresas que procurem e contratualizem soluções logísticas, tendo os vários operadores e integradores de transporte e logística que encabeçar uma taxa por cada transação em que participem, avança a startup em comunicado. O serviço de booking Bizcargo teve o Grupo ETE como grande demonstrador em ambiente real, ao abrigo do projeto GLPaP – Gestão de Logística Porta-a-Porta, e foi cofinanciado pelo Norte 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, em cerca de 500 mil euros.
Rui Barros, CEO da MitMyNid, revela que os serviços da plataforma estão disponíveis para todo o território nacional, através dos portos de Leixões, Lisboa e Sines, de aeroportos e do trânsito de mercadorias como os Açores ou a Madeira. Em entrevista ao Eco, o responsável explica que “no Bizcargo, a disponibilidade de serviços não tem limites geográficos. Por esse mesmo motivo, já temos a plataforma disponível em português e em inglês e nos próximos dias surgirão novos idiomas”. O Bizcargo cobre atualmente os EUA, o Japão, a China, Cabo Verde ou o Brasil.

O CEO da MitMyNid aponta ainda para a dificuldade das empresas na procura de serviços de logística e transporte, uma vez que é um “processo que requer múltiplos contactos, prospecção e comparação manual”. O acompanhamento é outra dificuldade acrescida, considerando que é “algo muito penoso e difícil de realizar”. Rui Barros garante que o Bizcargo vem dar resposta a estes desafios, apresentando “de uma forma mais inteligente as melhores soluções”.

À mesma fonte, Rui Barros sublinha que o serviço se distingue “de todas as iniciativas, uma vez que não tem dependência de nenhum grupo empresarial, disponibiliza uma nova abordagem de procura de serviços de logística e transporte baseada em catálogos de serviços e permite tratar o booking eletrónico e acompanhar a execução das operações num único local”.

De salientar que a startup MitMyNid, impulsionadora deste serviço, é o resultado de grupo de investigação do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência, em Coimbra, que trabalha há mais de 20 anos com entidades da logística e dos transportes.

Transportes em revista, 23 de outubro de 2017