Novo livro sobre CiberSegurança com autoria INESC TEC
«Introdução à CiberSegurança – a Internet, os aspetos legais e a análise digital forense» é o título do novo livro de Mário Antunes, investigador do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC, escrito em co-autoria com Baltazar Rodrigues, inspetor da Polícia Judiciária.
11 maio 2018
O aumento crescente e exponencial da Internet, quer ao nível geográfico, quer no número de utilizadores e serviços disponibilizados, lançou vários desafios e potenciou o aparecimento de um vasto conjunto de ameaças no ciberespaço. Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet conduz tendencialmente à diminuição de ameaças, por outro lado, a prevenção e a formação contínua dos utilizadores podem ser um aliado na implementação de medidas proativas e que evitem a execução de tais ameaças.
Este livro procura contribuir para a melhoria do conhecimento dos utilizadores quanto ao funcionamento da Internet e às estratégias de prevenção que aí podem ser aplicadas, com vista à redução de riscos. Alguns temas abordados incluem o funcionamento da Internet e dos seus principais serviços; as redes sociais e os aspetos relacionados com a segurança dos utilizadores; a gíria do cibercrime; a noção de prova digital e a metodologia de análise digital forense; introdução à recolha de informação em fontes abertas; o enquadramento da dark web, dark net e deep web; e uma introdução às criptomoedas.
A obra destina-se a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos introdutórios e competência na área da investigação da criminalidade informática e análise digital forense, a estudantes de Informática, de Direito e outras áreas relacionadas, e também ao público em geral.
Mário Antunes é doutorado em Ciência de Computadores, mestre em Informática, ambos pela Universidade do Porto, e licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Politécnico do Porto. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), onde coordena o curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao IPLeiria.