Novos doutorados do CTM
Soraia Ferreira, Abayomi Otebolaku e Fardin Derogarian Miyandoab, investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, são os mais recentes doutorados deste Centro do INESC TEC.
23 julho 2015
Na sua tese, intitulada Location based transmedia storytelling: enhancing the tourism experience, Soraia Ferreira apresenta o TravelPlot Porto, um projeto inovador e interativo que possibilita aos turistas uma viagem interativa pela cidade do Porto. Composto por várias plataformas – designadamente uma aplicação para o iPhone e Android, um Website, um mapa, eventos ao vivo e redes sociais (YouTube, Twitter e Pinterest) – este projeto é uma espécie de guia turístico não convencional que permite explorar a cidade. O doutoramento de Soraia Ferreira, na área de Media Digitais, foi orientado por Artur Pimenta Alves, Consultor da Administração do INESC TEC e Professor Catedrático Aposentado da FEUP, e coorientado por Célia Quico, Professora Auxiliar e Investigadora da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias. Soraia Ferreira concluiu o seu doutoramento em fevereiro de 2015.
Fardin Derogarian, orientado por João Canas Ferreira e Vítor Grade Tavares, ambos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e docentes na FEUP, apresentou uma tese intitulada Design of a body sensor network embedded in textiles for biomedical applications, onde aborda a utilização de redes BAN (Body-Area Networks) em ambientes clínicos e não-clínicos. O investigador concebeu a infraestrutura de comunicação, incluindo o hardware, o software e protocolos. O sistema inclui um módulo de processamento ligado a um computador via wireless e uma rede de sensores vestível. Neste trabalho, os nós das redes BAN estão embutidos numa peça de vestuário e são interligados por fios inseridos no tecido. O modulo de comunicação foi implementado num circuito integrado, utilizando quatro CMOS de 0.35 µm. Fardin Derogarian concluiu o seu doutoramento em abril de 2015.
Finalmente, Abayomi Otebolaku, que defendeu a sua tese – intitulada Context-Aware Personalization for Mobile Multimedia – em maio de 2015, apresenta um sistema que tira partido dos sensores existentes nos dispositivos móveis, tais como o acelerómetro, de orientação, GPS, luz ou som, para obter informação sobre o contexto de utilização. Em paralelo monitoriza os consumos do utilizador, construindo, de modo implícito, perfis de utilizador contextualizados. Utilizando os dados recolhidos e os perfis de utilizadores, o sistema apresenta sugestões aos utilizadores, por exemplo de filmes, de forma integrada e a pedido, adaptadas aos seus contextos de utilização, características do dispositivo, hora do dia, localização, ligações de rede, condições ambientais, entre outros. O sistema, intitulado Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users (CAMR) é constituído por uma app para Android e uma aplicação com base na Web que funcionam como prova de conceito para a solução proposta. O doutoramento de Abayomi Otebolaku contou com a orientação de Teresa Andrade, investigadora do CTM e professora auxiliar na FEUP.
CTM/INESC TEC, julho 2015