"Pai" da Open Innovation no Porto
Henry Chesbrough, considerado o pai do conceito de “Open Innovation”, ou Inovação Aberta, participou numa palestra na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no dia 15 de junho.
16 junho 2016
A sessão aconteceu no âmbito do projeto European Academic Network for Open Innovation (OI-Net), de que a FEUP é parceira através de João José Pinto Ferreira, docente na FEUP e investigador no Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC.
Numa iniciativa do projeto OI-Net e em parceria com o CITE, Henry Chesbrough vai abordar os desafios e o futuro da ‘Open Innovation’, com um momento dedicado a perguntas do público. O programa do seminário incluiu ainda a partilha de experiências de reconhecidas empresas, incluindo a Swarovski e a SONAE, acerca do processo de implementação deste novo conceito.
Cunhado em 2003 por Chesbrough para as indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas para melhorar o seus produtos e serviços, o termo ‘Open Innovation’ é um paradigma que assume que as organizações podem e devem usar ideias e caminhos internos e externos para alcançarem o mercado pretendido.
O projeto OI-NET é cofinanciado pela União Europeia e tem o objetivo de promover a ‘Inovação Aberta’ nas Instituições Europeias de Ensino Superior. O INESC TEC é Parceiro Local.
Mais informações disponíveis em: www.oi-net.eu
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à UP-FEUP
Créditos foto: Twitter Henry Chesbrough
INESC TEC, maio de 2016