Portos portugueses pioneiros mundiais em inovação tecnológica
Dois dos portos tecnologicamente mais inovadores do mundo são portugueses. O Porto de Leixões e o de Viana do Castelo, geridos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), serviram de piloto numa ação de inovação realizada pelo INESC TEC e a TRIEDE TTI.
07 outubro 2015
Portos portugueses pioneiros mundiais em inovação tecnológica
A ferramenta 3Port permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto (http://livemap.apdl.pt).
Como funciona o 3Port?
O objetivo é fazer desta solução uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos. Através desta inovação, que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado.
O 3Port assenta em oito módulos, sete dos quais são apenas para acesso do porto – hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património – e um público. A maior parte destes módulos foram introduzidos pela primeira vez na gestão de processos de Leixões e Viana do Castelo.
Este triângulo de inovação e de transferência de tecnologia composto pelo INESC TEC (o produtor de inovação), a TRIEDE TTI (o tomador da inovação e produtor da solução) e a APDL (o tomador da solução e quem identifica os requisitos) faz com que estes portos nacionais sejam atualmente dos mais evoluídos do mundo em termos de I&D.
Os módulos
A Hidrografia permite o cálculo/mapeamento das quotas de serviço (navegabilidade) e o cálculo de taxas de assoreamento/sedimentação e volumes dragados, bem como toda a caracterização envolvida nas operações de dragagem.
O Tráfego Portuário possibilita a monitorização do tráfego portuário em tempo real e o planeamento e otimização de recursos (rebocadores, cabeços, guindastes, pilotagem) na movimentação (manobras de atracação e largada) dos navios.
A Dominial (licenças e concessões) gere e faz o cadastro das áreas licenciadas/concessionadas e a fiscalização da área sobre jurisdição da autoridade portuária.
O módulo relativo a Estudos e Obras gere, cadastra e monitoriza todos os processos de obras e empreitadas, bem como todos os estudos efetuados e as monitorizações pós obra.
No que diz respeito à Prevenção e Segurança, o módulo integra o Plano de Segurança Interno do porto, guinado e suportando a mitigação de um acidente ou incidente desde o alerta até à resolução. Permite também um acesso homogéneo e simplificado às câmaras internas de segurança, independentemente do modelo ou fabricante. Gere e disponibiliza acesso offline à informação crítica.
Na parte relativa ao Ambiente a ferramenta carateriza de forma ambiental e ecológica a área de influência do porto, recolhe dados de sensores em tempo real e produz indicadores e alertas.
O módulo Cadastro e Património, que é a base de todo o sistema, permite definir a organização espacial da área portuária, toda a informação de base e otimizar o uso da infraestrutura já existente no porto.
A área Pública, assente no módulo Live Map, serve sobretudo um propósito de marketing do porto, permite a visualização do tráfego portuário em tempo real e integra com informação pública Panoramio (fotos), o Google e rede social Facebook.
A vertente pública 3Port Live Map funciona, para além de computadores e tablets, em smartphones sem que para isso seja necessário descarregar uma aplicação, uma vez que o sistema é adaptável ao browser em qualquer dispositivo móvel.
Vantagens do 3Port
Algumas das vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável.
“Outra das vantagens da solução é que é ela que se adapta aos processos do porto e não o contrário e tem uma caraterística de interoperabilidade, isto é, não replica a informação, mas acede ao sítio onde ela reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário”, explica Lino Oliveira, o investigador do INESC TEC responsável pelo projeto, que demorou dois anos a ser desenvolvido.
Baseado em tecnologias web open source, o 3Port faz uma integração homogénea tanto de sistemas internos do porto como de informação pública.
Objetivos passam agora pela exportação do 3Port
As expectativas em termos de exportação da solução passam, de momento, pelo Brasil, Angola, Chile e Peru.
“Já apresentámos o 3Port em quatro estados brasileiros, em Luanda (Angola), em Valparaíso (Chile) e em Callao (Peru). O reconhecimento internacional tem sido muito elevado. No Brasil, por exemplo, foi-nos dito que não conheciam nenhuma solução minimamente semelhante à que mostrámos. Mas o nosso objetivo em termos de exportação vai além destes quatro países, passa pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela América Latina”, refere Mauro Ferreira, responsável do projeto por parte da TRIEDE TTI.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.
INESC TEC, setembro de 2015