Prémio Internet Society atribuído a trabalho orientado pelo INESC TEC
O Prémio Portuguese Chapter da Internet Society (ISOC PT), atribuído ao melhor trabalho apresentado no INForum – Simpósio de Informática, foi atribuído a um trabalho orientado no INESC TEC.
03 janeiro 2018
O artigo vencedor foi «Anonymization of clinical data», por José Melo e Gabriel David, num trabalho que resultou da dissertação de mestrado de José Melo em Engenharia Informática e Computação, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e com a colaboração da GLINTT, uma empresa multinacional tecnológica que atua na área da Saúde.
Neste trabalho, o investigador dedicou-se à necessidade de encontrar uma solução para partilhar os dados armazenados pelos sistemas de informação, mas procurando proteger a privacidade individual. O foco foi a análise de dados clínicos, que permite aos investigadores encontrar novas tendências, estatísticas e relações entre atributos clínicos.
O INForum atribui em cada edição dois prémios, o Prémio INForum/MAXDATA, para melhor artigo (apresentado por um estudante), e o Prémio para melhor Poster, sendo que este ano foi ainda estabelecida uma nova categoria, o Prémio ISOC PT, que pretende destacar trabalhos que promovam uma Internet aberta, inclusiva, acessível, confiável e potenciadora de desenvolvimento económico, humano e social.
Este simpósio tem como objetivo reunir a comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, bem como divulgar, discutir e reconhecer trabalhos científicos. Surge ainda como palco para a estreia de jovens investigadores que buscam a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento ao seu trabalho.
O evento apresenta anualmente um conjunto de tópicos propostos pela comunidade e selecionados pela organização, com sessões organizadas e realizadas de forma independente. Promove-se assim a massa crítica para o fortalecimento e a evolução da Informática no País, criando-se, simultaneamente, um espaço para a reunião de investigadores em áreas emergentes.
O 9º INForum foi organizado pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, com a colaboração do IEETA e do Instituto de Telecomunicações, e decorreu nos dias 12 e 13 outubro, em Aveiro, colocalizado com o TECHdays 2017.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.