Projecto do INESC Porto finalista nos Impact Awards
O projecto Smartwatt do INESC Porto é um dos finalistas dos Impact Awards organizados pela Unico, uma associação do Reino Unido que representa profissionais que investem na inovação e transferem tecnologia das universidades para o tecido empresarial.
04 junho 2009
Esta nomeação vem na sequência da participação do INESC Porto neste concurso com três projectos (Tomorrow Options, Escolinhas e SmartWatt). Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que terá lugar na Unico Conference Gala Dinner, Brighton Racecourse, no Reino Unido, a 11 de Junho de 2009.
Os prémios estão divididos em três categorias: Impacto nos Negócios, Impacto Ambiental e Políticas Públicas e Serviços, e o objectivo é reconhecer processos de transferência de conhecimento em benefício da sociedade e da economia. Os projectos galardoados serão aqueles que melhor conseguirem demonstrar como satisfizeram os critérios de participação no concurso, nomeadamente os resultados conseguidos pelos projectos, os impactos ambientais, impactos nas políticas públicas ou nos serviços, e como a transferência de tecnologia foi fulcral no decorrer de todo o processo.
O projecto do INESC Porto, submetido através da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT), foi nomeado na categoria de Impacto Ambiental, juntamente com projectos de outras quatro universidades.
A Smartwatt é uma empresa spin-off do INESC Porto que fornece soluções de eficiência energética e consultoria estratégica na área da Energia. Este projecto do INESC Porto é o único representante português na fase final deste concurso, juntando-se a outros 13 finalistas, todos do Reino Unido, sendo que os finalistas bateram uma forte concorrência de um total de 73 projectos apresentados.
Para o projecto atingir este nível de maturidade num tão curto período de tempo, foram particularmente relevantes as actividades de transferência de tecnologia residentes no INESC Porto, sendo que a nomeação para este prémio é mais uma prova do importante papel e das competências reconhecidas da instituição nas áreas de inovação e transferência de tecnologia para as quais são fundamentais o seu capital de conhecimento e visão empresarial.
BIP de Maio 2009