Projeto de mineração robótica subaquática em testes na Irlanda
O INESC TEC participa no projeto iVAMOS! que, com um orçamento de €12,6M, tem como objetivo a mineração de minas terrestres inundadas. Este projeto teve o seu início em fevereiro de 2015.
14 novembro 2018
Os testes e a demonstração final do projeto iVAMOS decorrem na mina de Silvermines, na Irlanda, de 24 de setembro a 2 de novembro. Uma equipa do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), composta por Eduardo Silva, José Almeida, Carlos Almeida, Bruno Matias, Ricardo Pereira, Eduardo Soares, Henrique Silva e Caio Lomba, efetuou já testes com os sistemas de posicionamento, navegação e “awareness”, desenvolvidos pelo INESC TEC, permitindo a operação eficiente e automatizada do sistema (que inclui uma máquina de mineração robótica com 27 toneladas, um barco de suporte), através de uma interface de realidade virtual. Contempla ainda o veículo submarino autónomo inovador (EVA – Exploration VAMOS AUV), desenvolvido pelo INESC TEC para suporte à atividade de mineração.
O objetivo do ¡VAMOS! é desenvolver um protótipo robótico para mineração subaquática, assim como o equipamento associado de lançamento e recolha, bem como efetuar testes em cenário operacional, por forma a avaliar a sua eficiência e impacto económico.
Os investigadores mencionados na notícia têm ligação ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.