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Artigo

Projeto europeu sobre jogos educativos organiza workshop no polo do INESC TEC em Vila Real

No dia 23 de maio decorreu, no polo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) do INESC TEC, um workshop de acessibilidade integrado no projeto europeu BEACONING (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”).

13 junho 2017

O projeto tem como principal objetivo criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, promovendo a inclusão de pessoas com necessidades especiais.

O evento, organizado pela equipa do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, contou com a presença de cerca de 15 investigadores em representação dos parceiros do consórcio envolvidos no desenvolvimento da interface com o utilizador. O evento foi igualmente transmitido online através do Ambiente Colaborativo Multimédia Colibri para os parceiros que não tiveram a oportunidade de assistir presencialmente ao evento.

O workshop, inserido no âmbito do desenvolvimento da interface com o utilizador do projeto BEACONING, integrou uma sessão de motivação para a necessidade do acesso universal em aplicações pervasivas, onde foram apresentados conceitos gerais de acessibilidade e as principais diretivas para de usabilidade e acessibilidade no desenvolvimento de aplicações web e móveis. Durante a tarde foram apresentados e debatidos diversos exemplos hands-on, nos quais os participantes puderam constatar a aplicação prática dos conceitos.

Os participantes tiveram também a oportunidade de visitar o laboratório de realidade virtual do INESC TEC na UTAD – Laboratório MASSIVE – e o laboratório de acessibilidade e tecnologias de apoio do CERTIC/UTAD – Laboratório Jaime Filipe. Foi também promovido um programa social para que os participantes pudessem conhecer a região do alto douro vinhateiro, classificado como património da humanidade pela UNESCO.