Projeto FotoInMotion pretende criar histórias imersivas a partir de fotografias e vídeos
FotoInMotion é o novo projeto de investigação e desenvolvimento do INESC TEC, na área dos media digitais e indústrias criativas, que tem como objetivo desenvolver ferramentas que permitam criar histórias multimédia imersivas e contextualizadas, incorporando elementos 3D e de realidade virtual, a partir de uma fotografia.
16 outubro 2017
Promovido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, este projeto pretende desenvolver uma solução inovadora para a re-utilização de conteúdo audiovisual, em particular fotografia e vídeo, permitindo a criadores de conteúdo construírem, de uma forma simples e assistida, histórias multimédia ricas em conteúdo e em contexto.
Este objetivo irá ser alcançado através do desenvolvimento de ferramentas automáticas para identificação de contexto, para reconhecimento de objetos e pessoas com informação visual e criação de descrições semânticas, quer de uma fotografia original, quer de conteúdos visuais disponíveis online. Aplicações avançadas para a transformação criativa de conteúdos, incluíndo 3D e animação, farão uso dessas ferramentas, que lhes permitirão selecionar, de uma forma automática e/ou assistida, conteúdos já existentes na Internet que estejam relacionados com a fotografia original e que sejam relevantes para a criação da história multimédia.
O projeto foca-se em três setores das indústrias criativas, nomeadamente fotojornalismo, moda e festivais. A solução a desenvolver pelo FotoInMotion permitirá combinar o poder narrativo de conteúdo vídeo com a facilidade de captar e disponibilizar fotografias, e simplificará o processo de troca de informação entre jornalistas e profissionais de media, favorecendo a re-utilização das grandes quantidades de conteúdo audiovisual que já existe atualmente online.
A solução integrará ferramentas de análise de imagem, aquisição e interpretação de dados contextuais, geração automática e assistida de metadados e ferramentas de edição 2D e 3D inteligentes.
A equipa do CTM é constituída por Paula Viana, Pedro Carvalho e Teresa Andrade, estando a coordenação da participação do INESC TEC a cargo de Teresa Andrade.
A candidatura foi submetida no âmbito do aviso H2020-ICT-20-2016-2017 - Tools for smart digital content in the Creative Industries. O consórcio conta com oito parceiros de sete países europeus (Luxemburgo, Grécia, França, Holanda, Itália, Estónia e Portugal), sendo seis deles PMEs e dois institutos de investigação.
O projeto tem um orçamento de €2,548,288.75 para 36 meses, tendo já tido avaliação máxima em todos os critérios, totalizando um total de 15 em 15 pontos.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, ao IPP-ISEP e à UP-FEUP.