Projeto iBrow ajuda a modernizar laboratório do INESC TEC
No âmbito do Projeto H2020 iBrow, o INESC TEC recebeu, nos dias 23 e 24 de janeiro, o respetivo consórcio europeu, cuja equipa reúne universidades, institutos e empresas de vários países, tais como Escócia, Reino Unido, França, Alemanha e Portugal.
07 fevereiro 2017
O iBrow, ou o Innovative ultra-BROadband ubiquitous Wireless communications through terahertz transceivers, é o projeto em que o INESC TEC está envolvido com o objetivo de desenvolver novas tecnologias transmissoras sem fios, de baixo custo e energeticamente eficientes, para suportar os cada vez maiores requisitos ao nível da transmissão de dados.
A necessidade de conteúdos e serviços de banda larga tem vindo a crescer nos últimos anos e prevê-se que, por volta de 2020, as taxas de transmissão de dados a partir de sistemas sem fios ultrapassem as várias dezenas de gigabits por segundo. As tecnologias utilizadas atualmente não conseguem suportar estas necessidades e por isso é necessário desenvolver novas plataformas tecnológicas eficientes, que permitam uma transmissão de dados ultrarrápida integrada com rede de fibra ótica.
No decorrer do projeto, a equipa de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, liderada por Luís Pessoa, desenvolveu uma antena inovadora para inclusão em circuito integrado, possuindo características de banda ultra larga (Ultra Wide Band - UWB), com 90GHz de largura de banda de operação, e uma frequência central de 280 GHz, um feito em processo de publicação. A equipa tem também vindo a trabalhar num modelo de simulação eletromagnética 3D para o encapsulamento ("package") de díodos ressonantes e lasers, partes fundamentais da solução de comunicações de banda ultra larga.
Este projeto tem uma importância estratégica para o INESC TEC, pois permite-lhe posicionar-se como um player de relevo a nível europeu na área de antenas, circuitos integrados e comunicações óticas. Além disso, permitiu melhorar a infraestrutura laboratorial do Instituto como uma RF probe station para wafers até 150 mm, para caracterização de circuitos integrados em wafer até 110 GHz.
O iBrow encontra-se no último ano de desenvolvimento, estando previsto terminar no final de 2017. Nesta última fase, a equipa deverá coordenar o desenvolvimento e teste do demonstrador final, onde será apresentada a transmissão de vídeo de alta definição num sistema de comunicações sem fios a 300 GHz.
O investigador
mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.
INESC TEC, janeiro de 2017