Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

REN seleciona INESC Porto para realizar estudos sobre a Rede Nacional de Transporte

Equipa da Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto venceu o concurso da Rede Eléctrica Nacional (REN) para a realização do Estudo de Estabilidade Transitória e de Controlo de Tensão da Rede Nacional de Transporte (RNT) no Horizonte 2014.

07 fevereiro 2011

Este trabalho de consultoria tem como questões centrais a garantia de segurança e de estabilidade da RNT e a necessidade de proporcionar condições para a ligação de novos centros eletroprodutores eólicos. Uma das possíveis soluções para estes problemas é a integração de equipamentos do tipo FACTS (Flexible AC Transmission Systems) na RNT. Os FACTS são dispositivos estáticos baseados em eletrónica de potência, cujo objetivo é permitir aumentar a controlabilidade do sistema.

O projeto estudará a colocação sobre a RNT de uma classe específica de dispositivos FACTS. A sua aplicação destina-se ao controlo de tensão e suporte de potência reativa em regime permanente, bem como ao suporte de tensão na sequência de curto-circuitos que possam ocorrer na RNT, reduzindo ou evitando a desligação de potência eólica na sequência de curto-circuitos e contribuindo para a melhoria das condições de estabilidade da rede.

Além da participação da USE, está ainda prevista a subcontratação do IIT - Instituto de Investigación Tecnológica, da Escuela Técnica Superior de Ingeniería de la Universidad Pontificia Comillas de Madrid. A equipa que participará na execução do projeto é liderada por João Peças Lopes e conta com os investigadores Manuel Matos, Carlos Moreira, Luís Seca, Helena Vasconcelos, Pedro Marques, Bernardo Silva, e Luis Rouco do IIT.

Fonte: BIP Janeiro 2011