Rio Ave FC associa-se a projeto INESC TEC
A equipa de futebol do Rio Ave associou-se ao projeto Stop Depression, liderado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e que tem como parceiros o INESC TEC, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), a SKA e a Arkimedes (Noruega).
21 abril 2016
A equipa apoiou em campo, equipada a rigor, a campanha pública de sensibilização para o tratamento da depressão, num jogo em que se defrontou com o Vitória Sport Clube (Guimarães).
O objetivo da campanha, promovida pela iniciativa Rio Ave Social, é sensibilizar a população para a importância de sabermos como melhor tratar da depressão.
Aplicado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Porto Ocidental, este projeto abrange mais de 175 mil pessoas e pretende melhorar a capacidade de resposta no diagnóstico de depressões e na gestão de situações de risco de suicídio através de formação específica dirigida a profissionais de saúde, tais como como médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de serviço social.
Para João Salgado, responsável pelo Stop Depression, “a depressão é um problema que afeta milhões de pessoas, que muitas vezes nem sabem que estão com este problema, e que existem várias formas de obter ajuda. Esta ação no Estádio do Rio Ave marca precisamente o início da nossa campanha em estádios, para que mais pessoas consigam reconhecer que estão com uma depressão e que procurem ajuda.”
Neste projeto o INESC TEC conta com o know-how do seu Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG). O projeto StopDepression (EEA GRANT 91SM3) é financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein através dos EEA Grants.
Créditos foto: Rio Ave Futebol Clube
INESC TEC, abril de 2016