Sessão para discutir estratégia de gestão de dados para Portugal e Espanha
Discutir a estratégia para a gestão de dados em Portugal e em Espanha. Este foi o objetivo traçado para a uma iniciativa promovida no âmbito do 9º plenário da RDA - Research Data Alliance, em Barcelona, subordinado ao tema “Data Insfrastructures for Open Science”.
30 maio 2017
A sessão RDA-Iberia, que decorreu no passado dia 4 de abril, contou com organização de Cristina Ribeiro, colaboradora do CSIG - Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC, juntamente com Eva Méndez da Universidade Carlos III de Madrid e com o BSC-Barcelona Supercomputing Center, em que estiveram presentes Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a sua congénere espanhola Clara Eugenia García, e o responsável pela unidade e-infrastructures da EU, Augusto Burgueño. Um grupo de investigadores selecionados de Portugal e Espanha falaram de dados nas suas áreas.
Os plenários da RDA decorrem semestralmente, em diferentes locais um pouco por todo o mundo, e juntam investigadores, cientistas, engenheiros, entre outros especialistas, com o objetivo de partilhar o trabalho desenvolvido em dezenas de grupos de trabalho e grupos de interesse e de partilhar resultados entre tecnologias, disciplinas e até países.
A RDA, criada em 2013, é uma organização comunitária que pretende disponibilizar um espaço neutro para os seus membros debaterem interesses e trabalhos comuns, no sentido de adotar infraestruturas para a promoção de partilha de dados e de resultados de investigação.
A investigadora mencionada na notícia tem vínculo à UP-FEUP.