STRONGMAR reúne stakeholders em Matosinhos
O primeiro encontro dos stakeholders do projeto STRONGMAR realizou-se no dia 14 de novembro, nas instalações do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. Este encontro decorreu no âmbito do evento Marinetech 2017, promovido pelo Instituto Hidrográfico e pelo CIIMAR, que teve lugar nas referidas instalações, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
06 dezembro 2017
A sessão contou ainda com uma demonstração de tecnologias marinhas, que decorreu no dia 15 de novembro, na Marina do Terminal de Cruzeiros, com demonstração das tecnologias do INESC TEC, nomeadamente veículos autónomos e outros equipamentos, através dos seguintes projetos: !Vamos¡, MarinEye e SpilLess.
Com o tema “Observatórios e Redes de Monitorização”, o Marinetech 2017 teve como objetivo apresentar as inovações no domínio da tecnologia marinha, através de uma agenda paralela de painéis de discussão, reuniões informais e exposição de tecnologia para modernização, flexibilização e sustentação de redes de observação abrangentes, in-situ, de todos os setores de atividade marítima. O evento contou com fabricantes de instrumentação, designers de sistemas e software e utilizadores finais.
Os laboratórios de instrumentação, concessionários, investigadores de diferentes domínios das ciências marinhas, operadores da economia marinha e outros agentes económicos direta e indiretamente interessados no meio marinho, foram convidados a partilhar experiências, sucessos, retrocessos, críticas, desejos e perspetivas de desenvolvimento.
Conduzido pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, o STRONGMAR é um projeto de capacitação científica e tecnológica relacionado com o mar, que surgiu graças a uma colaboração entre o INESC TEC e o CINTAL (Centro de Investigação Tecnológica do Algarve). Este projeto tem como objetivo a capacitação científica, tecnológica e económica de um grupo de investigação nacional, com a colaboração de parceiros estrangeiros de topo, tais como Universitat de Girona, University of Aberdeen, Heriot-Watt University e a NATO Science & Technology Organization.
Previsto para terminar a 31 de dezembro de 2018, o projeto, liderado pelo INESC TEC, é totalmente financiado pela União Europeia (UE), no âmbito do Programa Quadro Comunitário de Investigação e Inovação da UE Horizonte 2020.