Trabalho sobre análise de antibióticos na água premiado no IJUP 2019
A comunicação intitulada “Determination of antibiotics in water using digital image colorimetry” foi selecionada como uma das melhores comunicações orais do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto - IJUP 2019, que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.
01 abril 2019
Enquadrado no projeto S-MODE, este trabalho teve como autores os investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC Ana Rosa M. Silva, Pedro Henrique Carvalho, Sílvia Bessa e Hélder P. Oliveira, juntamente com Antonina Konarzewska, Patrícia S. Peixoto e Marcela A. Segundo, do REQUIMTE/FFUP, e Ana Machado e Adriano Bordalo Sá, do ICBAS/CIIMAR.
Os antibióticos são amplamente utilizados em todo o mundo. No entanto, não são totalmente metabolizados e são frequentemente descartados de forma incorreta, levando à sua acumulação no meio ambiente. Isso contribui para o desenvolvimento da resistência aos antibióticos, representando um grave problema de saúde pública. O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia analítica baseada em smartphones, de baixo custo (menos de um euro por análise), para triagem in situ da contaminação por antibióticos em água ambiental.
Com final previsto para 2021, e um orçamento na ordem dos 240 mil euros, o projeto S-MODE colocará ao dispor duas aplicações para smartphones para a implementação de procedimentos analíticos validados, visando o despiste de duas classes de antibióticos: sulfonamidas e fluroquinolonas. Além do INESC TEC, estão entre os parceiros a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.
Créditos foto: Notícias U.Porto