UITT com novo coordenador científico
O investigador João Claro, inicialmente ligado apenas à Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), assumiu a função de coordenador científico da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) a partir de 1 de Outubro de 2010.
02 novembro 2010
O investigador vê esta nomeação como “um grande privilégio”. A UITT, agora coordenada por Alexandra Xavier e João Claro, desenvolve a sua actividade em áreas importantes, em particular da Gestão da Tecnologia e da Gestão da Inovação, “peças críticas dos sistemas de inovação, e que em Portugal continuam a necessitar de muitos desenvolvimentos, a todos os níveis: educação, investigação e prática”, recorda o recém-nomeado coordenador científico. Os resultados da actividade da UITT têm vindo a crescer, quer na consultoria quer na investigação, “fruto de um assinalável esforço de equipa, liderado pela Engenheira Alexandra Xavier e pela Professora Aurora Teixeira”, afirma João Claro.
O coordenador científico acrescenta ainda que “sustentar a unidade nesta trajectória de incremento da relevância do seu trabalho é o desafio que temos pela frente, e que nos propomos conquistar apostando na atracção de talentos, na valorização da rede de colaborações externas, num aprofundamento das relações entre a actividade da unidade e as actividades das outras unidades do INESC Porto, e no aumento da sua visibilidade externa”. Para João Claro, o INESC Porto proporciona condições ímpares para o desenvolvimento de investigação relevante nestas áreas, “pela sua atitude, história e cultura de interface entre o mundo académico e o mundo empresarial e vamos trabalhar para tirar partido destas condições, e, simultaneamente, contribuir para reforçá-las”.
João Claro é actualmente, além de investigador e coordenador científico do INESC Porto, professor auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e docente da University of Porto Business School (EGP-UPBS), na qual é docente responsável pelo COHiTEC, o programa de empreendedorismo high-tech high-growth do Magellan MBA. Foi professor visitante na Engineering Systems Division do MIT, em 2008. A sua investigação é actualmente desenvolvida no âmbito de projectos com a Eni S.p.A, a Portucel Florestal, o Grupo Simoldes e a COTEC. O novo coordenador científico da UITT é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP (1993), tem um mestrado em Métodos Quantitativos em Gestão pela EGP-UPBS (2002), e um doutoramento pela FEUP com uma dissertação em Estratégia de Operações (2008). Antes de regressar à Universidade, foi engenheiro e gestor de projectos de software na Edinfor, de 1994 a 1998.