UOSE submete candidaturas ao FP7
A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) participa em três propostas de projectos europeus nas áreas de dispositivos para redes ópticas e sensores biomédicos.
26 novembro 2007
O projecto TEANET, components for TErabit Access NETwork, tem como objectivo o desenvolvimento de componentes para redes ópticas passivas com multiplexagem em comprimento de onda para 100 canais e 10 Gb/s de taxa de transmissão upstream.
É liderado pela University of Peloponnese da Grécia, e inclui 12 parceiros nos quais se incluem o Fraunhofer Institute for Telecommunications Heinrich-Hertz-Institut, a Infineon Technologies, entre outros.
Um consórcio liderado pelo Istituto di Fisica Applicata “Nello Carrara” apresentou a proposta Optical Microresonator Based Device for High-sensitive and Selective Sensors Applied to Non-Invasive DIAGnosis.
Sete parceiros da Itália, Alemanha, Suiça, Áustria, França e Irlanda e o INESC Porto compõem este consórcio. O objectivo é o desenvolvimento de novos biosensors fotónicos que exploram características peculiares de cavidades ressonantes constituídas por esferas ou cilindros dieléctricos em que a propagação de luz se faz através de whispering gallery modes.
A proposta PETAPHEST, PETAbit PHotonic and Electrical SwiTch, pretende desenvolver a tecnologia necessária para implementar um nó electro-óptico de elevada capacidade com taxas sub-Pb/s e de baixo consumo energético. O consórcio é liderado pela University of Peloponnese e inclui entre outros a Alcatel-Lucent Deutschland, a British Telecommunications, a Telecom Italia e as universidades de Aston e de Essex.
BIP de Novembro 2007