UTM com cinco artigos em revistas internacionais
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC acaba de publicar mais cinco artigos em revistas internacionais, desta vez nas áreas da música, algoritmos para deteção e seguimento de objetos em sequências de vídeo e comunicações óticas.
30 outubro 2013
O primeiro artigo, intitulado “Revisiting Inter-Genre Similarity”, foi publicado na IEEE Signal Processing Letters e conta com a autoria de Fabien Gouyon da UTM e de Bob Sturm da Universidade de Aalborg em Copenhaga, Dinamarca. O artigo aborda de maneira crítica a ideia da semelhança entre géneros (Inter-Genre Similarity – IGS), no âmbito da aprendizagem automática no geral e do reconhecimento de géneros musicais em particular.
O segundo artigo, intitulado “MIRrors: Music Information Research reflects on its future”, conta também com a autoria de Fabien Gouyon e de Perfecto Herrera-Boyer da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha. Publicado no Journal of Intelligent Information Systems da Springer, este artigo aborda um conjunto de assuntos relacionados com três aspetos-chave da investigação científica sobre informação musical (Music Information Retrieval - MIR): (i) a informação musical, (ii) as pessoas que criam, procuram e usam essa informação, (iii) e um cenário de interação que facilita a relação entre humanos e essa mesma informação.
O terceiro artigo, da autoria de Matthew Davies, Fabien Gouyon e Pedro Silva da UTM, e Guy Madison da Universidade Umeå, na Suécia, tem como título “The effect of microtiming deviations on the perception of groove in short rhythms” e foi publicado na Music Perception. Neste artigo, os investigadores abordam o efeito de ‘microtiming’, ou alterações sistemáticas do timing em performances musicais, na perceção do ‘groove’ (sensação ou necessidade de movimento ao ouvir música).
O quarto artigo intitula-se "Analysis of object description methods in a video object tracking environment" e foi publicado na Machine Vision and Applications. Da autoria de Pedro Carvalho, Telmo Oliveira, Lucian Ciobanu, Jaime S. Cardoso e Luís Côrte-Real da UTM, e ainda de Filipe Gaspar (ADETTI-IUL/ISCTE), Luís Teixeira (FEUP), Rafael Bastos (eyenov & ADETTI-IUL/ISCTE) e Miguel S. Dias (Microsoft Language Development Center & ISCTE), este artigo descreve um intensivo trabalho de implementação, integração e experimentação que propõe uma mudança no paradigma de avaliação de modelos e algoritmos, mais especificamente dos modelos de aparência utilizados em algoritmos de deteção e seguimento de objetos em sequências de vídeo. Promovendo uma avaliação holística dos modelos e utilizando os resultados do seguimento por forma a incluir diversas influências e interdependências, foi possível provar as vantagens relativamente a abordagens tradicionais. Esta avaliação permite uma melhor caracterização dos modelos e algoritmos para uso posterior num determinado contexto de aplicação. O artigo resultou de uma colaboração com investigadores da Microsoft e ADETTI-IUL/ISCTE-Lisboa.
Finalmente, o quinto artigo é da autoria de Luís Pessoa e Henrique Salgado da UTM, Bruno Romeira e José Figueiredo da Universidade do Algarve, e Charles Ironside da Universidade de Glasgow, na Escócia. Intitulado “Photo-Detectors Integrated with Resonant Tunneling Diodes”, neste artigo os investigadores tinham como objetivo estudar um novo conceito de foto-detetor, um elemento que converte um sinal do domínio ótico para o domínio elétrico para aplicações em comunicações sem fios suportadas em redes de fibra ótica. Trata-se de um foto-detetor que incorpora um díodo túnel de efeito ressonante (RTD-PD), e que pode ser operado num regime oscilante dependendo do ponto de operação estático. Em particular, demonstrou-se a transmissão de sinais modulados digitalmente tirando partido das características de sincronização do RTD-PD, tendo sido avaliada a métrica da magnitude do vetor de erro (EVM) para diferentes formatos de modulação em fase e frequência. Estes dispositivos têm vindo a ser desenvolvidos na Universidade de Glasgow em parceria com a Universidade do Algarve, e com o INESC TEC no contexto do projeto FCT Wowi.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
UTM/INESC TEC, outubro 2013