UTM inicia projecto sobre Análise Acústica da Produção de Fala
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viu recentemente aprovados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) seis projectos de I&D, de entre os quais se destaca nesta edição do BIP o projecto "Análise Acústica e Aerodinâmica da Produção de Fala por Pacientes com Paralisia Unilateral das Pregas Vocais", que tem como responsável o investigador Aníbal Ferreira.
23 setembro 2007
O projecto centra as suas actividades de investigação no problema da fonação por pacientes com paralisia unilateral de pregas vocais (PUPV). Este problema caracteriza-se por uma fonação altamente irregular causada nomeadamente por perturbações nos padrões dinâmicos nas fases de abertura e fecho do ciclo vibratório.
O projecto propõe-se estudar as condições para iniciar e manter o vozeamento fraco dos pacientes com PUPV, duma forma directa, registando as estratégias de vozeamento por eles usadas através de dados aerodinâmicos, acústicos e de EGG (electroglotografia), e também duma forma indirecta, através de medidas de vozeamento fraco em oradores normais.
Pretende-se desenvolver e avaliar novas estratégias de intervenção para pacientes com PUPV, em complemento às estratégias mais comuns que incluem terapia da fala e, em certos casos, intervenção cirúrgica. O projecto visa também a constituição de uma base de dados de vozes patológicas e não-patológicas que permita relacionar as propriedades de sinais biomédicos com o diagnóstico médico de vozes patológicas e também um conhecimento mais aprofundado da voz e em particular dos fenómenos de fricação e aspiração e integrar este conhecimento em teorias, permitindo relacionar a produção de fala com a percepção.
A equipa nuclear do projecto é constituída por Aníbal Ferreira do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP e do INESC Porto; Luís Jesus, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro; Margarida Santos e Helena Vilarinho do Hospital de S. João, Porto – EPE; Anna Barney do Institute of Sound and Vibration Research University of Southampton Highfield, UK e Pedro André Araújo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
As instituições participantes são a Universidade de Aveiro (Principal Contractor), o INESC Porto e o IEETA/UA. O projecto teve início a 4 de Setembro de 2007 e tem a duração de três anos. O orçamento aprovado é de 97 mil euros.
BIP de Setembro 2007