UTM promove Dia Aberto
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC realizou, no passado dia 24 de abril, um “Dia Aberto” com o objetivo de divulgar o trabalho de ciência e de inovação que se desenvolve na UTM.
30 abril 2012
Com uma mobilização total da Unidade para este evento, neste dia inteiramente dedicado às Telecomunicações e Multimédia, os participantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com a realidade da UTM.
Com um programa diversificado, o “Dia Aberto da UTM” ficou marcado por diversos momentos, tendo o dia arrancado com apresentações de um dos atuais coordenadores da UTM, Manuel Ricardo, que falou da Unidade e objetivos para o futuro próximo, e do antigo coordenador, José Ruela.
De seguida foi a vez de tomarem a palavra os responsáveis das diferentes áreas científicas da UTM: Henrique Salgado, responsável pela componente de Tecnologias Óticas e Eletrónicas, Rui Campos, que lidera a vertente de Redes de Comunicações, Teresa Andrade, líder da área de Sistemas Multimédia e, finalmente, Ricardo Morla, em representação de Jaime Cardoso, que lidera a área de Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões. Os intervenientes ficaram responsáveis por explicar aos participantes não só as áreas que lideram, mas também trabalhos que estão a ser desenvolvidos e desafios esperados.
O programa do “Dia Aberto da UTM” incluiu ainda visitas aos diferentes laboratórios da Unidade. O laboratório de ótica e eletrónica, localizado no edifício do INESC Porto, foi apresentado por Henrique Salgado. Nos laboratórios de áudio e música e de microeletrónica (localizados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)), os cicerones foram Fabien Gouyon e Vítor Grade Tavares respetivamente. Já para a parte da tarde ficaram reservadas as demonstrações de protótipos e a apresentação de posters de projetos relevantes para a Unidade.
Destaque para o RobVigil, o primeiro robô vigilante do mundo, que esteve recentemente em destaque no Festival de Robótica e que contou com a intervenção das Unidades de Robótica, de Telecomunicações e Multimédia e de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC.
Finalmente, o dia ficou concluído com apresentações de trabalhos dos alunos de doutoramento da UTM que, durante apenas um minuto, tiveram de explicar aos colegas presentes os objetivos dos seus trabalhos e os resultados esperados.
Foram 32 os doutorandos da Unidade que tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que estão a desenvolver, naquela sessão que foi apelidada de “One-minute madness”: Abayomi Otebolaku, Ajmal Azad, Ana Sequeira, Ana Rebelo, André Vidal, Anisa Allahadi, Christophe Soares, Cristina Oliveira, David Rua, Diogo Coelho, Dossa Massa, Eduardo Pereira, Fardin Derogarian, Ganga Bahubalindrini, George Sioros, Gilberto Bernardes, Hélder Castro, Hélder Oliveira, Hélder Fontes, Isan Ul Haq, Jaime Dias, João Lobato Oliveira, João Oliveira, Mohammad Abdellatif, Nuno Salta, Pedro Alexandre Silva, Pedro Silva, Rui Dias, Samaneh Khoshrou, Saravanan Kandasamy, Tânia Calçada e Yandre Costa.
De acordo com Manuel Ricardo, a coordenação da UTM considera que os objetivos definidos para este evento foram alcançados e que esta deverá ser uma experiência a repetir. De recordar que esta iniciativa se enquadra na estratégia da coordenação da UTM para promover a coesão e a visibilidade da Unidade, e surge no seguimento de uma das sugestões avançadas pelo SAB – Scientific Advisory Board (Comissão de Avaliação Externa) quando da visita ao INESC TEC, no passado mês de janeiro.
UTM/INESC TEC