Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Sobre

Sobre

A. Augusto de Sousa terminou o seu doutoramento em 1996 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, nas áreas de Computação Gráfica/Síntese de Imagem e Computação Paralela. É docente na mesma Faculdade desde 1983, em áreas relacionadas com a Computação Gráfica e Arquitetura de Computadores.

Foi, entre outubro de 2014 e outubro de 2022, membro da direção da FEUP, com o cargo de Vice-Presidente do Conselho Pedagógico. Foi, de 2008 a 2014, diretor do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP e, de 2000 a 2003, membro da primeira Direção que instalou a Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Foi membro da Comissão Científica do ProDEI (Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP) desde a sua fundação em 2005, até maio de 2023. É membro do Conselho de Departamento do DEi (Departamento de Engenharia Informática da FEUP) e foi por várias vezes membro eleito do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico da FEUP.

É investigador no INESC TEC desde 1985, onde coordena o grupo de Computação Gráfica do da Unidade HumanISE e desempenhou funções de coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica entre 1998 e 2000. Foi orientador de duas teses de doutoramento, em Otimização de Visualização em Cenas 3D Extensas, e em Armazenamento, Processamento e Visualização de Dados Espaço-temporais, assim como co-orientador de três teses de doutoramento em Síntese de Imagem, Realidade Virtual e Modelação Automática de Ambientes Virtuais Urbanos. Foi orientador de várias teses de mestrado em diversas áreas da Computação Gráfica, Realidade Virtual e Sistemas de Informação Geográfica.

A. Augusto de Sousa tem estado envolvido em vários projetos de I&D genericamente relacionadas com Interação Avançada/Intuitiva, Síntese de Imagem e Realidade Virtual. Foi Investigador Responsável de vários projetos financiados pela FCT em Processamento e Visualização de Dados Espácio-temporais, em Modelação Expedita e Visualização de Ambientes Virtuais Urbanos e em Ambientes Virtuais Multissensoriais e colaborou em um projeto Europeu na área da Interação Avançada para Modelação 3D. Participou na organização e na comissão científica de inúmeras conferências nacionais e internacionais, tendo sido organizador responsável de três conferências internacionais.

Foi membro, em dois momentos diferentes, da direção do EUROGRAPHICS Portuguese Chapter, tendo ocupado os cargos de Presidente, Vice-Presidente e de Tesoureiro, bem como, por inerência de funções, foi membro da Comissão Executiva da Associação EUROGRAPHICS.

Tópicos
de interesse
Detalhes

Detalhes

  • Nome

    Augusto Sousa
  • Cargo

    Investigador Sénior
  • Desde

    01 março 1985
004
Publicações

2024

Proceedings of the 19th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, VISIGRAPP 2024, Volume 4: VISAPP, Rome, Italy, February 27-29, 2024

Autores
Radeva, P; Furnari, A; Bouatouch, K; de Sousa, AA;

Publicação
VISIGRAPP (4): VISAPP

Abstract

2024

Proceedings of the 19th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, VISIGRAPP 2024, Volume 3: VISAPP, Rome, Italy, February 27-29, 2024

Autores
Radeva, P; Furnari, A; Bouatouch, K; de Sousa, AA;

Publicação
VISIGRAPP (3): VISAPP

Abstract

2024

Proceedings of the 19th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, VISIGRAPP 2024, Volume 2: VISAPP, Rome, Italy, February 27-29, 2024

Autores
Radeva, P; Furnari, A; Bouatouch, K; de Sousa, AA;

Publicação
VISIGRAPP (2): VISAPP

Abstract

2024

Proceedings of the 19th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, VISIGRAPP 2024, Volume 1: GRAPP, HUCAPP and IVAPP, Rome, Italy, February 27-29, 2024

Autores
Rogers, TB; Méneveaux, D; Ziat, M; Ammi, M; Jänicke, S; Purchase, HC; Bouatouch, K; de Sousa, AA;

Publicação
VISIGRAPP (1): GRAPP, HUCAPP, IVAPP

Abstract

2024

AIMSM - A Mechanism to Optimize Systems with Multiple AI Models: A Case Study in Computer Vision for Autonomous Mobile Robots

Autores
Ferreira, BG; de Sousa, AJM; Reis, LP; de Sousa, AA; Rodrigues, R; Rossetti, R;

Publicação
Progress in Artificial Intelligence - 23rd EPIA Conference on Artificial Intelligence, EPIA 2024, Viana do Castelo, Portugal, September 3-6, 2024, Proceedings, Part III

Abstract
This article proposes the Artificial Intelligence Models Switching Mechanism (AIMSM), a novel approach to optimize system resource utilization by allowing systems to switch AI models during runtime in dynamic environments. Many real-world applications utilize multiple data sources and various AI models for different purposes. In many of those applications, every AI model doesn’t have to operate all the time. The AIMSM strategically allows the system to activate and deactivate these models, focusing on system resource optimization. The switching of each AI model can be based on any information, such as context or previous results. In the case study of an autonomous mobile robot performing computer vision tasks, the AIMSM helps the system to achieve a significant increment in performance, with a 50% average increase in frames per second (FPS) rate, for this specific case study, assuming that no erroneous switching occurred. Experimental results have demonstrated that the AIMSM can improve system resource utilization efficiency when properly implemented, optimize overall resource consumption, and enhance system performance. The AIMSM presented itself as a better alternative to permanently loading all the models simultaneously, improving the adaptability and functionality of the systems. It is expected that using the AIMSM will yield a performance improvement that is particularly relevant to systems with multiple AI models of a complex nature, where such models do not need to be all continuously executed or systems that will benefit from lower resource usage. Code is available at https://github.com/BrunoGeorgevich/AIMSM. © The Author(s), under exclusive license to Springer Nature Switzerland AG 2025.

Teses
supervisionadas

2023

Accessibility Guidelines Proposal for the Interaction Design of Mobile Applications: Creating a More Inclusive User Experienc

Autor
Mariana Oliveira Ramos

Instituição
UP-FEUP

2023

Enhancing Research Data Lifecycle: Solving Observation-centric and Reproducibility Challenges

Autor
Artur Jorge da Silva Rocha

Instituição
UP-FEUP

2022

Augmented Reality in Industrial Equipment

Autor
João Pedro Pinheiro de Lacerda Campos

Instituição
UP-FEUP

2022

Enhancing Research Data Lifecycle: Solving Observation-centric and Reproducibility Challenges

Autor
Artur Jorge da Silva Rocha

Instituição
UP-FEUP

2021

cooperative and distributed location-based decision support

Autor
Artur Jorge da Silva Rocha

Instituição
UP-FEUP