Sobre
A. Augusto de Sousa terminou o seu doutoramento em 1996 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, nas áreas de Computação Gráfica/Síntese de Imagem e Computação Paralela. É docente na mesma Faculdade desde 1983, em áreas relacionadas com a Computação Gráfica e Arquitetura de Computadores.
Foi, entre outubro de 2014 e outubro de 2022, membro da direção da FEUP, com o cargo de Vice-Presidente do Conselho Pedagógico. Foi, de 2008 a 2014, diretor do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP e, de 2000 a 2003, membro da primeira Direção que instalou a Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Foi membro da Comissão Científica do ProDEI (Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP) desde a sua fundação em 2005, até maio de 2023. É membro do Conselho de Departamento do DEi (Departamento de Engenharia Informática da FEUP) e foi por várias vezes membro eleito do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico da FEUP.
É investigador no INESC TEC desde 1985, onde coordena o grupo de Computação Gráfica do da Unidade HumanISE e desempenhou funções de coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica entre 1998 e 2000. Foi orientador de duas teses de doutoramento, em Otimização de Visualização em Cenas 3D Extensas, e em Armazenamento, Processamento e Visualização de Dados Espaço-temporais, assim como co-orientador de três teses de doutoramento em Síntese de Imagem, Realidade Virtual e Modelação Automática de Ambientes Virtuais Urbanos. Foi orientador de várias teses de mestrado em diversas áreas da Computação Gráfica, Realidade Virtual e Sistemas de Informação Geográfica.
A. Augusto de Sousa tem estado envolvido em vários projetos de I&D genericamente relacionadas com Interação Avançada/Intuitiva, Síntese de Imagem e Realidade Virtual. Foi Investigador Responsável de vários projetos financiados pela FCT em Processamento e Visualização de Dados Espácio-temporais, em Modelação Expedita e Visualização de Ambientes Virtuais Urbanos e em Ambientes Virtuais Multissensoriais e colaborou em um projeto Europeu na área da Interação Avançada para Modelação 3D. Participou na organização e na comissão científica de inúmeras conferências nacionais e internacionais, tendo sido organizador responsável de três conferências internacionais.
Foi membro, em dois momentos diferentes, da direção do EUROGRAPHICS Portuguese Chapter, tendo ocupado os cargos de Presidente, Vice-Presidente e de Tesoureiro, bem como, por inerência de funções, foi membro da Comissão Executiva da Associação EUROGRAPHICS.