Sobre
Aníbal Silva (Filipe Monteiro-Silva) licenciou-se em Química (2008) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal) e mais tarde obteve o seu mestrado, também em Química (2010), nessa mesma instituição.
Foi membro activo do CIQ-UP até 2013, REQUIMTE-LAQV de 2013-2014 e é desde então colaborador ativo do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC. Esteve envolvido em projetos internacionais como SNIFFER (SeNsory devIces network For Food supply chain sEcuRity) e AGRINUPES (Integrated monitoring and control of water, nutrients and plant protection products towards a sustainable agricultural sector), projetos nacionais como CORAL (Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors) e Smart Fertilizers. O seu trabalho tem como objectivo aumentar a eficiência da fertilização, para maior competitividade e melhoria operacional do sector primário, em nome dum aumento da segurança alimentar da sociedade, equalização no acesso a ferramentas de produtividade agrícola e em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 6 e 12.
Foi distinguido com o Prémio BIP Proof 2020-2021 (Business Ignition Programme) - pela Universidade do Porto, Banco Santander Portugal e Fundação Amadeu Dias, e com o Prémio Inovação 8ª Edição (2020-2021) do Crédito Agrícola, na categoria “Categoria Agroindústria 4.0”.
Os seus interesses de pesquisa/áreas de especialização giram em torno de síntese orgânica, (bio)sensores químicos, cromatografia, com foco especial recente na sinergia entre fotónica e inteligência artificial.