Sobre
João Saraiva é Professor Auxiliar no Departmento de Informática da Universidade do Minho em Braga, Portugal, e um investigador no HASLab/INESC TEC. Ele obteve o grau de Mestre pela University do Minho em 1993 e o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Utreque, Holanda em 1999. As suas maiores contribuições científicas são nas áreas de linguagens de programação, análise e transformação de programas e na programação funcional. Ele foi supervisor de 4 projetos de PostDoc (financiados pela FCT), 8 projetos de doutoramento (5 concluidos e 3 em execução) e mais de 30 teses de Mestrado (Pos-Bologna). Ele publicou mais de 80 atigos científicos (scopus) em conferências e revistas. Ele foi membro de mais de 60 comites de programa de eventos internacionais e ainda na avaliação de projetos de 5 agências científicas: ANII (Uruguai), FRS-FNRS (Belgica), NWO (Holanda), FWF (Austria), e FCT (Portugal).
Ele tem experiências na participação e coordenação de projetos de investigação nas suas área de investigação, quer a nível nacional (projectos financiados pela FCT: PURe, IVY, AMADEUS, CROSS, SSaaPP, AutoSeer, FATBIT, and GreenSwLab), quer a nível internacional com projetos financiados pela EPSRC (UK), FLAD/NSF (USA) a pela União Europeia.
João Saraiva é um dos fundadores da pretigiada escola verão GTTSE - Grand Timely Topics in Software Engineering (inicialmente designada Generative and Transformational Techniques in Software Engineering), que co-organizou em 2005, 2007, 2009, 2011, and 2015 (volumes 4143, 5235, 6491, and 7680 of LNCS - Tutorial by Springer-Verlag) em Braga. Ele foi o organizador principal ETAPS'07, The European Joint Conferences on Theory and Practice of Software, em Braga em 2007, e um membro do seu comité científico (2007-2012).