Sobre
A minha área de investigação principal é a Investigação Operacional e os Métodos Quantitativos aplicados à Gestão. Neste âmbito, a área de aplicação principal são os problema de Cortes e Empacotamentos enquanto, do ponto de vista das técnicas, a minha investigação está centrada na utilização e desenvolvimento de abordagens baseadas em metaheurísticas.
Os problemas de Cortes e Empacotamentos são, na sua maioria, problemas de optimização combinatória NP-difíceis e ocorrem em vários contextos práticos sempre que peças grandes de matéria-prima tenham que ser cortadas em peças mais pequenas ou, alternativamente, itens pequenos tenham que ser empacotados dentro de um contentor maior, de forma a que o desperdício, de matéria-prima ou espaço, seja minimizado. Estes problemas incluem difíceis restrições geométricas na sua camada de optimização. Também trabalhei em problemas de determinação de rotas de veículos. A minha investigação em problemas de sequenciamento de determinação de lotes em contextos industriais, elaboração de planogramas no retalho e em mobilidade partilhada derivam fundamentalmente do meu trabalho com metaheurísticas.
Trabalho também na utilização dos métodos quantitativos providenciados pela Investigação Operacional no apoio à decisão na gestão de instituições do ensino superior, o que inclui a avaliação institucional e de recursos humanos, "benchmarking", sustentabilidade e modelos de avaliação de carga e desempenho.