Sobre
Miguel Guimarães concluiu a licenciatura e o mestrado em Engenharia Informática em 2022 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico do Porto. Seu trabalho de mestrado foi desenvolvido na área de Machine Learning (ML). Especificamente, ele aborda a questão da explicabilidade em ML e explora o meta-learning como uma forma de enfrentar alguns dos atuais desafios de ML, nomeadamente com o streaming de dados. Atualmente é Professor Auxiliar Convidado na mesma instituição. Tem uma forte paixão pela investigação, tendo participado como Research Fellow em 2 projetos. Miguel é autor de diversas publicações nas áreas de aprendizagem automática e sistemas híbridos. Publicou 5 artigos em revista, 6 capítulos de livros, 3 trabalhos em conferências e recebeu 2 prémios de melhor artigo.
Atualmente é investigador no INESC TEC, na qual tem trabalhado no desenvolvimento e aplicação de técnicas de inteligência artificial em ambiente industrial, adquirindo assim conhecimento em contexto de trabalho, conciliando a teoria académica com a experiência prática. Recentemente, investiga a aplicação e as desvantagens dos modelos de IA generativa (GAI) na indústria.
Especificamente, concentra-se em ter uma visão centrada no ser humano e no contexto da organização, incorporando fatores sociotécnicos no ciclo de vida da GAI, de modo a adaptar os resultados do modelo ao contexto específico do Utilizador. Ele espera que isso incentive uma adoção mais ampla de GAI, como os modelos de linguagem (LLMs), em ambientes industriais.