A app de fotos mais segura do mercado é nacional e está disponível a partir de 8 de setembro
06 setembro 2016
A SafeCloud Photos é uma aplicação de fotografia que tem como principal fator diferenciador o modo como guarda as fotos na cloud. Atualmente guardamos as nossas fotos em serviços como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros, mas este processo não é seguro, tal como revelou Edward Snowden, o assistente técnico da CIA que em 2013 revelou os programas de vigilância dos EUA.
“Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos”, explica Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC – polo do INESC TEC na Universidade do Minho - e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app.
De acordo com o investigador, apesar do foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.
O desenvolvimento desta app está a decorrer no âmbito do projeto europeu SafeCloud, liderado pelo INESC TEC, e que vai contar com €3M vindos da Comissão Europeia para combater a violação de dados privados quando se utilizam serviços como os da Google ou da Microsoft.
O lançamento da SafeCloud Photos vai decorrer durante o Dia Aberto do Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, que tem hora de início prevista para as 09h30, com uma mensagem do presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, e uma apresentação do HASLab, por Manuel Barbosa, um dos coordenadores do laboratório.
“A Qualidade do Software” é o grande tema em discussão pelas 11h00, no INESC TEC. Para o debate foram convidadas cinco empresas de referência na área do software – OutSystems, Critical Manufacturing, Feedzai, Primavera e i2S.
Para José Nuno Oliveira, investigador do HASLab e docente na Universidade do Minho, que vai moderar a discussão, o problema da qualidade do software acaba por ser, como tantos outros, um problema de educação.
“Por muito que as profissões que requerem sólida formação em matemática continuem bem posicionadas nas listas de empregabilidade, temos de concordar que a matemática não está a passar, no ocidente, tempos fáceis. O que dificulta a compreensão da tese que afirma que o software se rege afinal por leis matemáticas e que (como costumo dizer nas minhas aulas) mais não é do que ‘matemática em movimento’. Infelizmente, o problema que persiste é de difícil solução por serem diminutas as instituições que ensinam modelação matemática em projeto de software. Assim se conclui que o problema da qualidade da programação acaba por ser, como tantos outros, um problema de educação. Indústria e universidades precisam de voltar a encontrar-se para o encarar de frente, tal como há 50 anos”, explica o investigador.
No “Open Day HASLab 2016” vão ainda ser expostos trabalhos de investigadores e alunos desenvolvidos na área do software confiável. Depois do lançamento da aplicação móvel SafeCloud Photos, pelos investigadores Francisco Maia e João Paulo, o outro coordenador do HASLab, Alcino Cunha, fica responsável pela sessão de encerramento.
Mais informações em: http://openday.haslab.pt/ .
Para mais informações:
Joana Desport Coelho
Serviço de Comunicação
INESC TEC
Campus da FEUP
Rua Dr Roberto Frias
4200-465 Porto
Portugal
T +351 22 209 4018
M +351 934 224 331
Porto, 6 de setembro de 2016