Instituições portuguesas reforçam posição na Europa na área da Economia de Partilha
18 outubro 2018
Enquanto parceiros da Enterprise Europe Network, o CEC/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro e o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência responderam, através de dois consórcios europeus distintos, ao desafio, tendo visto os seus projetos integrarem a lista dos 5 que, a nível europeu, foram objeto de financiamento ao abrigo da call.
O EU-GIVE, representado em Portugal pelo CEC/CCIC, tem como objetivo a divulgação e consciencialização ampla do potencial da Economia de Partilha e a preparação dos empreendedores para melhor gerirem os desafios que os novos modelos de negócio associados àquela economia aportam. O projeto EU-GIVE visa gerar oportunidades de ativos intangíveis e cadeias de valor na Sharing Economy na Europa, proporcionando o desenvolvimento e teste de potenciais novos serviços para operadores que atuem ou pretendam vir a atuar segundo princípios daquele framework.
Por sua vez, o TouriSMEshare, cuja participação portuguesa é garantida pelo INESC TEC, destina-se a apoiar PMEs, empresas sociais, ou outras entidades que explorem ou pretendam vir a explorar modelos de negócio baseados na Economia de Partilha, especificamente no setor do Turismo e do Património Cultural Imaterial em 4 países europeus (Portugal, Espanha, Itália e Bulgária). Este apoio assumirá diversas expressões, uma das quais corresponde à disponibilização gratuita de serviços de diagnóstico, aconselhamento especializado e prospeção de parcerias de negócio ou cooperação tecnológica com a chancela da rede Enterprise Europe Network.
É, nesse sentido, que no dia 9 de novembro, CEC e INESC TEC vão promover o Fórum “Partilhando Visões sobre a Economia de Partilha em Portugal”. O debate vai ter lugar no INESC TEC, Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na Rua Dr. Roberto Frias, Porto e será um momento privilegiado para a discussão fundamentada sobre o estado da Economia de Partilha em Portugal, a partir de contributos de alguns especialistas.
O Fórum terá início às 11h00, onde, através da apresentação dos Projetos EU-GIVE e TouriSMEshare, será abordada a importância da economia de partilha no contexto europeu.
A sessão progredirá com a temática Os desafios legais associados à Economia de Partilha: que problemas, que oportunidades? na qual Joana Carvalho, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa falará sobre “Sharing Economy: contratos e responsabilidade da plataforma”. Ainda neste painel, Mariana Almeida, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, tomará a palavra para falar sobre o tema: “Quem é o consumidor numa economia de partilha?”.
No âmbito da temática “Plataformas Digitais e Inovação Tecnológica, António Coelho, do INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), irá apresentar “Experiências Digitais no setor do Turismo”, um setor no qual se têm multiplicado iniciativas de Sharing Economy.
O seminário culminará com um debate alargado que será moderado por Susana Marnoto do INESC TEC e ISMAI - Instituto Universitário da Maia.
Às 14h30 terá lugar a Sessão Ágora: “Moldar o futuro da Economia de Partilha através da voz dos seus Stakeholder”s, uma iniciativa inovadora, que replicará o formato da Electronic Participatory Meeting e constituirá um momento de trabalho colaborativo e democrático, através do qual se pretende dar voz aos diversos atores com interesse ou participação na Sharing Economy e condensar, num relatório único e instantâneo, os seus contributos para a definição de políticas e estratégias locais que promovam o desenvolvimento sustentável e responsável da Sharing Economy em Portugal.
Os interessados em participar neste fórum deverão aceder a https://bit.ly/2EpTikg para proceder à sua inscrição. A Agenda detalhada do evento está disponível em https://bit.ly/2PCEgJ4
Para mais informações:
Joana Coelho (joana.d.coelho@inesctec.pt)
+351 222 094 297 || +351 919 119 721 || Serviço de Comunicação