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Primeira linha de Saúde 24h da Guiné-Bissau tem tecnologia portuguesa

16 julho 2024

Garantir aos cidadãos da Guiné-Bissau o acesso a serviços de saúde de forma equitativa é o grande objetivo da criação da Linha de Saúde 24h que junta o INESC TEC à ONGD VIDA, Ministério de Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP), Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Guiné-Bissau (PNUD-GB) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau.

Este é o primeiro centro de contacto telefónico em saúde da Guiné-Bissau, totalmente gratuito, com funcionamento 365 dias por ano, 24 horas por dia. Com a colaboração do INESC TEC, foram integradas tecnologias avançadas de modo a otimizar o atendimento e assegurar que os serviços sejam eficazes, rápidos e acessíveis a todos.

João Marco Silva, investigador do INESC TEC e docente da Universidade do Minho, explica que o instituto teve a seu cargo a conceção e desenvolvimento de um sistema informático de suporte a este serviço telefónico de saúde. “O sistema suporta as tarefas de triagem, aconselhamento e encaminhamento da Linha de Saúde 24h e produzirá relatórios sobre os diferentes atendimentos prestados à população e aos Agentes de Saúde Comunitária”, explica.

Trata-se de uma ferramenta desenhada para operar em rede através de duas entidades principais: por um lado, uma responsável por implementar toda a lógica dos fluxos de atendimento, a base de dados do sistema, o módulo de relatórios e o módulo de controlo de acesso; e, por outro, um ambiente web usado pelos operadores e gestores do sistema para acesso a todas as suas funções.

João Marco destaca, ainda, o impacto que a aposta na modernização tecnológica dos cuidados de saúde pode ter na comunidade. “Estamos a falar de um serviço que irá garantir acesso imediato a conselhos médicos, para além de, obviamente, assegurar uma maior cobertura geográfica, contribuindo para o descongestionamento das unidades de saúde”.

Crister Ocadaque, coordenador deste projeto (ONGD VIDA), esclarece que o projeto surge no seguimento do sucesso do centro de atendimento telefónico para a Covid-19, que esteve ativo entre 2020 e 2022. “Este serviço demonstrou-se particularmente importante pela capacidade de aproximação à população, tendo assegurado o acesso a serviços de saúde especializados em plena pandemia COVID-19, de uma forma simples e gratuita, sem a necessidade de deslocações.”

Financiado pelo Camões, IP e cofinanciado pelo PNUD Guiné-Bissau e UNICEF Guiné-Bissau no valor de 661 556 euros, o projeto prevê a sua transição para as respetivas autoridades da Guiné-Bissau a partir de outubro de 2026.