Projeto educativo com participação portuguesa apresentado no Parlamento Europeu esta semana
20 novembro 2018
Com a organização desta sessão, o Parlamento Europeu pretende mostrar a importância que a investigação multidisciplinar tem para resolver desafios societais. Os jogos sérios desempenham, cada vez mais, um papel importante em áreas como a educação e a formação, os cuidados de saúde e envelhecimento, inclusão, cidadania, inovação e transformação digital.
O BEACONING, que obteve um financiamento de 5,9M€ por parte da Comissão Europeia, centra a sua investigação na integração de tecnologias, perspetivas pedagógicas e sociais para desenvolver e validar uma plataforma completa que incorpora técnicas de ludificação, mobilidade, geração de conteúdo, autoria de jogos, análise de aprendizagem, entre outros. A plataforma desenvolvida é adaptável, extensível e sustentável, de modo que permite explorar e medir o nível de eficácia e impacto dos jogos nos alunos.
Atualmente, as tecnologias estão a ser validadas em pilotos de larga escala em diferentes países da Europa, tais como Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia.
O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos. No total são 15 organizações de nove países europeus que estão a participar neste projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020. Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).
Mais informações em: http://beaconing.eu
_____________________________________________________________________________________
Para mais informações:
Joana Coelho
Serviço de Comunicação
INESC TEC
Campus da FEUP
Rua Dr Roberto Frias
4200-465 Porto
Portugal
T +351 22 209 4297
M +351 919 119 271