Vai nascer um marketplace para ajudar empresas a desenvolverem produtos personalizados e a tornarem-se mais digitais
19 outubro 2020
“No fundo, trata-se de criar uma plataforma digital, um balcão único, onde as PME do setor industrial podem comprar produtos e serviços de fornecedores de tecnologia, de designers, de formadores ou apoio financeiro”, explica Rafael Arrais, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), uma das entidades portuguesas envolvidas no projeto, a par da INOVA+ - empresa líder empresa líder na gestão, disseminação e exploração de projetos internacionais na área da Inovação.
Durante o projeto, especialistas de negócios e designers de produto qualificados vão analisar o portfólio atual de produtos e serviços com o apoio dos fornecedores de tecnologias para redesenhar produtos personalizáveis e portfólios de serviços, usando novas tecnologias digitais. Isso pode originar novos produtos, modelos de negócios ou marcas.
“As PME terão acesso a diferentes recursos de apoio à sua digitalização, tais como um ambiente virtual em torno da Internet das Coisas e da plataforma FIWARE, nas áreas da robótica e da automação, com armazenamento e computação na nuvem para a análise de dados; ferramentas de benchmarking e de simulação 3D para testes virtuais, espaços para cocriação e colaboração online, entre diversas soluções digitais. A criação de um designer 3D (digital 3D factory twin) para representação digital de uma área de fabrico é um dos principais propósitos do INESC TEC”, exemplifica César Toscano, investigador do INESC TEC.
Durante o projeto serão lançadas duas open calls, a primeira já em janeiro do próximo ano, para apoiar oito equipas europeias constituídas por PME, designers e fornecedores de tecnologia. As candidaturas selecionadas serão apoiadas durante 12 meses, em várias vertentes:
- Exploração de novos mercados, utilizando tecnologias digitais;
- Teste e desenvolvimento de novas tecnologias de produção ágil com RAMP ;
- Formação avançada;
- Apoio no desenvolvimento do modelo de negócio;
- Até 200 mil€ de financiamento por equipa.
O Better Factory reúne atores-chave europeus nos setores da tecnologia, da arte e da inovação. O consórcio é coordenado pela VTT (Finlândia), e inclui 28 parceiros de 18 países europeus, que representam diferentes ecossistemas: artes (INOVA+, GLUON, WAAG e In4Art); fornecedores de tecnologia (Fraunhofer IPA, AIMEN, Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana, Slovakia National Centre of Robotic, INESC TEC, Technologiko Panepistimio Kyprou, INFOTECH, Top DataScience, Holonix, GESTALT Robotics e European Dynamics); entidades do setor industrial (Transylvania Furniture Cluster, Slovenian Tool and Die Development Centre, Latvian Federation of FoodCompanies/Food Products Quality Cluster, CLUTEX ‐ Klastr Technicke Textilie, Bydgoszcz IndustrialCluster, Chamber of Commerce and Industry of Pécs‐Baranya, ICT Cluster and University of Oulu); business developers (Funding Box, Hermia Yrityskehitys Oy); especialistas em questões legais(time.lex) e agentes de comunicação e disseminação (Mobile World Capital Barcelona).
O projeto tem duração de quatro anos, é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020, da União Europeia, em 8.575M€, sob o acordo número 951813.
Porto, 19 de outubro de 2020
Para mais informações:
Eunice Oliveira
Serviço de Comunicação
INESC TEC
Campus da FEUP
Rua Dr Roberto Frias
4200-465 Porto
Portugal
+351934 224 331