Sustainable parcel delivery: a decision support tool for the assessment and design of innovative services
O objetivo principal do projeto e-LOG é criar uma metodologia para avaliar os impactos ambientais de diferentes estratégias de retalho, levando em consideração a origem, o modo de transporte, e o destino dos produtos. A investigação será focada no transporte, no sentido estrito. As estimativas serão feitas para o transporte das mercadorias, do fabricante ao cliente, tendo em consideração os diferentes níveis de emissões para o transporte nacional e internacional, incluindo o transporte inverso para devoluções. As diferentes fases da cadeia de transporte serão consideradas para identificar e avaliar as partes mais críticas da cadeia em termos de seus efeitos adversos nas emissões. Com o projeto e-LOG pretende-se: (a) extrair conhecimento de grandes fontes de dados, que podem ser usados para melhorar a eficiência ambiental dos serviços de entrega de bens; (b) fornecer informações estratégicas sobre o impacto que diferentes modelos de negócio de retalho têm sobre o meio ambiente; (c) aumentar a capacidade de melhoria da qualidade dos serviços do retalho; e (d) melhorar a informação pública explicando como a qualidade de vida é afetada pelas políticas de transporte (ex: o impacto ambiental das restrições de tráfego). O plano de investigação está estruturado em três etapas principais: (a) análise das necessidades de transporte e regras operacionais de diferentes modelos de negócios e estratégias de retalho, e análise de políticas e estratégias atuais e de tendências utilizadas nos serviços de entrega definidos pelos reguladores nacionais e locais; (b) estimativa dos níveis de emissões atmosféricas de bens adquiridos por consumidores da UE no retalho tradicional de lojas físicas ou em mercados nacionais, transfronteiriços e online (como a Amazon); e (c) desenvolvimento de uma análise exploratória quantitativa e qualitativa do efeito ambiental que inclua todas as fases da distribuição dos bens.