Auto e corregulação na aprendizagem online de programação de computadores
Este projeto decorre da escassez e necessidade crescente de profissionais qualificados na área das tecnologias de informação na Europa. Neste domínio, verificam-se elevadas taxas de insucesso escolar nas unidades curriculares de programação de computadores, nomeadamente na transição da programação inicial para a programação avançada. As dificuldades que os alunos sentem em programação mostram que é necessário desenvolver um conjunto de estratégias de aprendizagem adequadas e ajustadas para desenvolver o conjunto de competências esperado de um profissional de programação. Os desafios são ainda maiores na educação a distância, pois exige que os alunos tenham maior disciplina, autonomia e habilidades de autorregulação e corregulação para concluir com êxito os cursos. A ACM e o IEEE referem nos seus relatórios a necessidade de adaptar os currículos aos novos desenvolvimentos pedagógicos. No ensino de programação de computadores, os alunos que adotam estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem apresentam bom desempenho académico. As investigações anteriores com a abordagem pedagógica SimProgramming apresentaram resultados promissores em contextos presenciais quanto à sua viabilidade e adequação em ajudar os alunos a superar suas dificuldades de programação, contribuindo para melhorar a aprendizagem de programação e a utilização de estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem. A dinâmica atual baseada na mudança tecnológica leva as instituições de Ensino Superior a investir em cursos de e-learning. Contudo, isto requer um conjunto de adaptações e a implementação de novos modelos pedagógicos. No caso da Universidade Aberta (UAb) existe a necessidade de adaptar o seu modelo pedagógico virtual ao ensino da programação de computadores, para promover a autorregulação e a corregulação da aprendizagem dos alunos. Neste sentido, este projeto visa adaptar e desenvolver a abordagem SimProgramming em contexto de e-learning, identificar e compreender como as estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem podem ser estimuladas em contexto de e-learning e como isso influencia aprendizagem de programação. Esta investigação foi desenvolvida no contexto da UAb, na unidade curricular "Laboratório de Desenvolvimento de Software", através de uma metodologia de investigação que combina estudos de caso e ciclos de Design Science Research. Os parceiros deste projeto possuem competências complementares em tecnologia (INESC TEC), ciências da educação, didática e formação (CIDTFF, UTAD e UAb) e em ensino da programação (UTAD e UAb). O projeto contribuiu para aumentar o conhecimento sobre a auto e corregulação dos alunos na aprendizagem de programação de computadores em e-learning, na transição da programação inicial para a avançada, conduzindo a um modelo inovador de ensino e aprendizagem de programação de computadores em e-learning (e-SimProgramming).