Serviço de Relações Internacionais
Elevando a profissionalização das atividades de apoio à internacionalização no INESC TEC a um novo patamar, o Serviço de Relações Internacionais (SRI) foi criado no quarto trimestre de 2019 para apoiar o Conselho de Administração (CA) na formulação, implementação e monitorização sistemática da estratégia de internacionalização da instituição.
Reportando diretamente ao CA, o SRI, em si mesmo uma evidência do compromisso assumido pelo INESC TEC de reforçar a sua presença global, atua em três áreas:
Cooperação Internacional: Em linha com a estratégia de internacionalização da organização, o SRI dinamiza ações que visem a criação e a consolidação de parcerias com entidades estrangeiras; assegura, em estreita articulação com o Apoio Jurídico, a análise, a elaboração e o acompanhamento efetivo de acordos de parcerias internacionais comummente designados de Memorandos de Entendimento; promove o estabelecimento de contactos com diversos agentes externos para explorar, de modo sistemático e regular, oportunidades relevantes de internacionalização alinhadas com as competências, ativos e prioridades do INESC TEC; acolhe a gestão de parcerias internacionais em Ciência e Tecnologia como é o caso do Programa UT Austin Portugal.
Mobilidade internacional: Compreende ações que promovam o acolhimento harmonioso de colaboradores provenientes de outras geografias, desde a fase de seleção até à sua chegada ao INESC TEC (mobilidade in), bem como ações de mobilidade out envolvendo a participação de colaboradores da instituição em iniciativas de intercâmbio ou mobilidade no estrangeiro que contribuam para a capitalização, pelo INESC TEC, de oportunidades de colaboração sistemática no quadro internacional.
Cultura Internacional: Esta área inclui a promoção de ações que fomentem a internacionalização no mindset institucional, a valorização da interculturalidade como pré-requisito para a abertura do INESC TEC ao exterior e assegurem acolhimento de delegações e visitantes estrangeiros de alto nível. O serviço também pretende formar os Centros, TEC4s e Clusters para uma cultura ativa de reporting da sua atividade de internacionalização.
O SRI integra os atuais gabinetes internacionais do INESC TEC: Brasil, Índia e, o mais recente, Brussels Hub. Estes gabinetes, que do ponto de vista operacional, se apoiam nos processos e procedimentos que delimitam as áreas operacionais do SRI, são dirigidos por especialistas profundamente conhecedores do modo de funcionamento dos mercados sobre os quais os gabinetes versam. Estes especialistas – um por gabinete - definem e coordenam, em estreita articulação com o CA, as estratégias de atuação em cada um dos mercados endereçados, considerados altamente estratégicos para a organização no âmbito da sua estratégia de internacionalização.