Problema a resolver
A localização externa de veículos aéreos não tripulados (UAVs) carece de precisão, principalmente perto de grandes estruturas (negação de GPS), perto de estruturas metálicas (afetando a precisão da bússola) ou sob condições climáticas extremas ou dia/noite, impactando a sua auto-navegação.
Os sistemas de perceção atuais, como o LiDAR, câmaras visuais ou termográficas e radar, falham sob condições ambientais difíceis (por exemplo, nevoeiro, ofusco ou escuridão), prejudicando a autonomia efetiva dos UAVs. Assim, sistemas de navegação e perceção precisos são essenciais para o pleno desenvolvimento de drones aéreos autónomos e para mitigar os riscos aéreos e terrestres.
Tecnologia
A nossa solução é o ArTuga (Augmented Reality Tag for Unmanned vision-Guided Aircraft), um marcador fiducial multimodal inovador para robótica aérea e outras, desenvolvido para melhorar a capacidade de aterragem de precisão de veículos aéreos não tripulados (UAVs) em ambientes hostis. Esta tecnologia também pode ser aplicada a veículos tripulados, bem como a veículos marítimos e terrestres.
A tecnologia consiste em dois componentes principais – um marcador fiducial multimodal (ArTuga), combinando dados fotométricos e radiométricos, e um sistema de perceção heterogénea (TriOPS) com câmaras visuais e térmicas e um LiDAR 3D – combinado com uma técnica de fusão multimodal em tempo real, que garante uma deteção robusta e confiável do alvo em ambientes severos.
O ArTuga melhora o conhecimento situacional dos veículos, aumentando as suas capacidades de deteção e navegação, especialmente em condições climáticas e de iluminação adversas. Desta forma, melhora a autonomia dos UAVs e segurança das operações.
Vantagens
- Posicionamento preciso do drone – permite que o veículo paire sobre o alvo desejado e complete a sua tarefa mesmo em condições adversas;
- Navegação precisa do drone – sistema independente de GPS onde o alvo é identificado a uma distância de ~15 m;
- Aterragem/atracação precisa e confiável, mesmo em condições adversas e em objetos em movimento;
- Mitigação do risco terrestre – capaz de realizar a manobra de pouso sem comprometer a sua própria segurança e a integridade do seu meio envolvente;
- Sistema complementar de perceção e navegação com localização em tempo real mesmo sob condições ambientais adversas;
- Estratégia de carregamento duplo – funciona com bateria ou fonte de alimentação (da rede ou painéis fotovoltaicos);
- Personalizável – em particular o padrão e o tamanho do marcador fiducial.
Possíveis aplicações
- Operações de inspeção onshore e offshore (parques eólicos, parques de painéis fotovoltaicos, plataformas de petróleo e gás, outros);
- Apoio na avaliação de desastres onshore e offshore / Busca e salvamento / Vigilância e reconhecimento militar;
- Entregas comerciais (logística/entregas de emergência, etc);
- Localização de estações de atracação, tanto para embarcações marítimas como para veículos terrestres.
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Direitos Comerciais
O INESC TEC e a U.Porto são os proprietários exclusivos dos direitos -
Estado de desenvolvimento
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Outras informações
Estado da Propriedade Intelectual
Oportunidades
- Licenciamento
- Contrato se Investigação
- Desenvolvimento de Produto
- Parceria Industrial
Publicações Científicas
Rob Auton Syst 163 (2023) 104398
Ligações externas
Demo/Vídeo
Prémios e notícias:
- Portugueses testam com sucesso robôs autónomos para inspeção de parques eólicos marítimos flutuantes
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Estado IPR
Testado no âmbito do projeto ATLANTIS -
Disponibilidade de licenciamento
Mundial -
Categorias industriais
Energy, Sea -
Tags
Visão computacional, Perceção cooperativa, Pouso de precisão, Auto-navegação, Marcadores fiduciais, Descolagem e aterragem vertical (VTOL), Veículos aéreos não tripulados (UAV)