A Inteligência Empresarial (ou Business Intelligence (BI), em inglês) inclui todos os conceitos, modelos e sistemas de informação concebidos para dar apoio e para realizar e controlar atividades operacionais. Além disso, espera-se que a BI forneça em certa medida, informação contextual aos funcionários de forma a permitir atividades de tomada de decisão mais relevantes. Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) são sistemas informativos que visam proporcionar apoio empresarial e organizacional às atividades de tomada de decisão, sendo assim um complemento à BI.
Ao demonstrar, analisar e fornecer informação útil, os sistemas de IE e SAD visam melhorar a eficiência e eficácia. A utilização de ferramentas de monitorização, simulação, otimização, de previsão e normativas em tempo real está a ajudar as empresas a reduzir os ciclos de desenvolviment, melhorar a taxa de utilização dos ativos e a proporcionar visibilidade em tempo real dos processos. Além disso, as ferramentas estão a fazer com que as empresas antecipem as necessidades futuras e permitam tomadas de decisões autónomas.
Um desafio para a BI e os SAD pode ser colocado através da necessidade de proporcionar ferramentas de colaboração personalizáveis, que são sustentadas por técnicas de aprendizagem adaptativa. Existe uma necessidade crescente para criar conteúdos digitais personalizados tais como documentos, relatórios e painéis dinâmicos. Além disso, o número crescente de dispositivos inteligentes e de sistemas operacionais proprietários exige que as abordagens da BI e dos SAD sejam independentes de dispositivos, sendo assim capazes de comunicar eficazmente com diferentes tipos de protocolos e sistemas, com o objetivo de agregar informação fundamental e de transmitir as ações dos responsáveis pelas decisões.