Agricultura de precisão, bioinformática, Biologia de sistemas, Modelos de Escala Genómica, mapas metabólicos.
Descrição da Oportunidade
Integração de dados de sensores óticos, multiómicas em biologia de sistemas (BS) onde as vias metabólicas da videira podem ser exploradas, para compreender o impacto dos fatores genéticos, ambientais e das práticas culturais na fisiologia/metabolismo da videira, para o desenvolvimento de modelos avançados de agricultura de precisão. As atividades do candidato serão desenvolvidas no âmbito de projeto: OmicBots – High-Throughput Integrative Biology Omics Robots Platform for 'Next Generation Plant Physiology based Precision Viticulture’ https://www.fc.up.pt/omicbots/Home.html
Habilitações Académicas
Doutoramento em Ciências Agrárias, Bioengenharia, BioInformatica/BS, Engª Bitecnologica e áreas afins.
Requisitos Mínimos
-Agricultura de precisão e digital.- BS: ‘genome scale metabolic models’, ‘graph analysis’, ‘flux balance analysis’- Modelos preditivos baseados em AI.- Computacionais: R(Bioconductor), MATLAB (Biologia computacional), Python (ex. COBRApy, MEWpy), and Bioiformatica para pesquisa em bases de dados.- Integração multiomica (ex. HPLC, GCMS)).- Agricultura de precisão.
Fatores de Preferência
Experiência comprovada em Biologia de Sistemas e Bioinformática. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.
Período de candidatura
Desde 16 Jan 2025 a 29 Jan 2025
Centro
Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes