Agricultura de precisão, sensorização de plantas, diagnósticos fisiológicos e integração de biologia de sistemas.
[Fechado]
Descrição da Oportunidade
- Rever o estado da arte, desenvolver benchmark e desenvolver a prova de conceito sobre modelos avançados de agricultura de precisão baseados na integração de dados espectrais, multiomicas e biologia de sistemas. - Caracterizar diagnósticos fisiológicas, metabólicas e transcricionais de videiras em estufa/campo em resposta a stress abióticos para validar dados espectrais de campo. - Desenvolver uma abordagem de BS para caracterizar as vias metabólicas da videira e inferir o seu fenótipo/estado fisiológico; - Desenvolver uma plataforma (digital-twin) capaz de incorporar dados espectrais de campo e inteligência artificial para apoiar a viticultura de precisão avançada. - Participar nas atividades laboratoriais e de campo (horário flexível) a decorrer no âmbito do projeto. - Teste e validação das soluções desenhadas em contexto real, e publicação dos resultados. - Pretende-se ainda que o investigador participe nas seguintes atividades: co/supervisionar estudantes PhD e MSc; desenvolver e escrever artigos científicos (percentil Q1); contribuir ativamente com os seus desenvolvimentos para concursos competitivos de projetos na linha de investigação.
Habilitações Académicas
Doutoramento em Ciências Agrárias, Bioengenharia, BioInformatica/BS, Engª Bitecnologica e áreas afins.
Requisitos Mínimos
-Agricultura de precisão e digital.- BS: 'genome scale models', 'graph analysis', 'flux balance analysis'- Computacionais: R(Bioconductor) (e/or Matlab Biologia computacional, Python) and Bioiformatica para pesquisa em bases de dados.- Integração multiomica.
Fatores de Preferência
Experiência comprovada em Biologia de Sistemas e Bioinformática em plantas. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.
Período de candidatura
Desde 09 Feb 2024 a 22 Feb 2024
[Fechado]
Centro
Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes