Ciência de Computadores
[Fechado]
Descrição da Oportunidade
Explorar, desenvolver e avaliar modelos LLM em Português Europeu, com foco nas tarefas de identificação de eventos, deteção de posições, simplificação e sumarização de texto, aplicadas a textos de atas camarárias; Disponibilizar os modelos desenvolvidos em repositórios públicos para ampla disseminação; Contribuir para a integração dos modelos no protótipo funcional do projeto; Apoiar a monitorização e avaliação do impacto do protótipo, em colaboração com a equipa de ciências da comunicação; Participar ativamente nas atividades de disseminação do projeto; Redigir e colaborar na publicação de artigos científicos; Participar ativamente nas reuniões do projeto.
Habilitações Académicas
Licenciatura em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou similar.
Requisitos Mínimos
Frequência num Mestrado em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou similar;Experiência relevante de programação (Python);Experiência na utilização de bibliotecas de NLP, como transformers, PyTorch ou Keras.Fluência em português e inglês (falado e escrito);Competências de comunicação e capacidade de colaborar em equipa;Disponibilidade para participação em reuniões com os parceiros do projeto;Em condições de começar a bolsa imediatamente após a seleção.
Fatores de Preferência
Domínio da língua portuguesa (falada e escrita) na variante europeia, comprovado por diploma de nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou como língua materna. Este requisito é essencial, dado que o projeto envolve o desenvolvimento de modelos de IA em Português Europeu, utilizando um conjunto diversificado de documentos na língua; Aprovação ou frequência recente em unidades curriculares de Processamento de Linguagem Natural (NLP), Inteligência Artificial (IA) ou Aprendizagem Automática; Experiência relevante no uso e treino de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs).
Período de candidatura
Desde 18 Feb 2025 a 03 Mar 2025
[Fechado]
Centro
Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão