Digitalização de Sistemas Energéticos - Edificios Inteligentes
[Fechado]
Descrição da Oportunidade
Liderar a implementação de projetos I& D na área da digitalização de sistemas energéticos, incluindo desenvolvimento de gémeos digitais, ontologias e interoperabilidade semântica, no contexto de transição energética e digitalização de portos, edifícios e sistemas locais de energia (e.g., comunidades energéticas). Nomeadamente: - Liderar a coordenação e a implementação de projetos de I&D na área de digitalização de sistemas de energia centrados na interoperabilidade semântica para garantir a comunicação entre diversas plataformas digitais. - Liderar o desenvolvimento estratégico e a implementação de tecnologias de "digital twin", melhorando a sua funcionalidade nos sistemas de gestão da energia em vários domínios, e.g., portos, edifícios e comunidades energéticas. - Desenvolver e aperfeiçoar arquiteturas e modelos de dados para promover a interoperabilidade semântica, utilizando modelos abertos e normalizados para uma representação semântica precisa e eficiente. - Supervisionar a criação de integradores de informação e conectores de dados como componentes essenciais do quadro de interoperabilidade, facilitando o intercâmbio de dados entre vários sistemas. - Gerir e orientar as equipas, promovendo a produção científica em revistas e conferências internacionais. - Coordenar e participar em iniciativas de divulgação científica e tecnológica e intervenção nas comunidades científicas e profissionais. - Preparar e gerir candidaturas de projetos de I&D na área de digitalização de sistemas energéticos para garantir financiamento nacional e internacional, em linha com a estratégia científica e de inovação do centro.
Habilitações Académicas
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, ou área científica
Requisitos Mínimos
Experiência comprovada em preparação de propostas e na obtenção de financiamento para projetos nacionais e internacionais no contexto de digitalização de sistemas energéticos, em especial centrados na interoperabilidade semântica;Experiência comprovada na implementação de modelos standard e no desenvolvimento de conectores de dados sofisticados para melhorar a interoperabilidade dos sistemas.;Experiência comprovada em gestão de projetos;Excelentes capacidades de trabalho em equipa e de colaboração;Fluência em inglês (obrigatório) e português (desejável).
Fatores de Preferência
Experiência de investigação de pós-doutoramento no domínio da digitalização de sistemas energéticos ou similares, com foco na interoperabilidade semântica; Historial bom de publicações nas áreas especificadas para o cargo, com pelo menos 5 artigos em revistas internacionais Q1.
Período de candidatura
Desde 18 Jul 2024 a 18 Aug 2024
[Fechado]
Centro
Centro de Sistemas de Energia